A inflação de fevereiro foi de 0,4% de acordo com as medições do banco central

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- A inflação do mês de fevereiro do ano de 2025, medida pela variação do índice de preços ao consumidor (CPI), foi de 0,4%, maior que a variação de 0% observada no mesmo mês do ano anterior.
Com esse resultado, a inflação acumulada no ano é de 1,4%, acima de 0,9% verificada no mesmo período do ano de 2024.
O comportamento inflacionário de fevereiro de 2025 foi determinado principalmente pelo aumento dos preços de combustíveis e serviços, com um impacto excepcional no setor educacional. No entanto, esse resultado foi parcialmente atenuado por variações mistas nos preços de certos produtos alimentares.
Vegetais e tubérculos frescos, carne de vacina, vacinas e escritórios de peixes, foram alguns dos produtos alimentícios que experimentaram baixas em seus preços, de acordo com o relatório do Banco Central do Paraguai.
Por outro lado, os aumentos de preços foram observados em certas despesas relacionadas à saúde, particularmente em produtos farmacêuticos e serviços de análise de laboratório.
Finalmente, os preços dos combustíveis de uso de veículos, como nafta comum, a gasóleo super comum e o diesel aditivado, que tiveram uma forte incidência no resultado inflacionário de fevereiro, são destacados.