A execução financeira da administração central chegou a G. 15,9 bilhões no final de março

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- A execução orçamentária da Administração Central representou G. 15,9 bilhões no final do primeiro trimestre de 2025, representando 21% do orçamento atual, o que equivale a G. 75,5 bilhões no período acima mencionado, indica o relatório mensal de execução financeira da administração central.
Foi preparado pela Diretoria Geral de Orçamento, sob a gestão financeira do Estado do Vice -Ministério da Administração Financeira do Ministério da Economia e Finanças.
As entidades com a maior execução no período indicada foram os ministérios da economia e finanças, educação e ciência, saúde pública e bem -estar social, obras públicas e comunicações, interior e desenvolvimento social.
Nesse sentido, no relatório, está detalhado que a obrigação financeira do MEF era G. 4,9 bilhões, dos quais G. 4,7 bilhões foram destinados ao pagamento aos aposentados e aposentados do serviço público, transferência monetária para governos subnacionais e pagamento de dívida pública.
Por sua vez, o MEC executou 2,4 bilhões de G., dos quais 65% foram para os serviços educacionais do primeiro, segundo e terceiro ciclo de educação escolar básica e ensino médio, bem como para a educação dos 15 anos e adultos. Enquanto o MSPYBS executou G. 2,2 bilhões, cujo desembolso foi principalmente para o pagamento de serviços pessoais e a compra de instrumentos químicos e medicinais.
Por sua vez, o MOPC usou um total de G. 1,5 bilhão, dos quais G. 1,01 bilhão foi alocado para o programa de rede rodoviária pavimentada, sendo as maiores execuções a expansão e duplicação das rotas 2 e 7; e Melhoria Pedro J. Caballero-Capitán Bado-IYJHU.
O Ministério do Interior executou G. 988.000 milhões, principalmente para o pagamento de serviços pessoais. Enquanto o MDS usou G. 954.000 milhões, principalmente para o pagamento de idosos de pensão a idosos e famílias participantes de Tekoporã, também para o fornecimento de comida escolar – FONAE, refere -se ao relatório mensal de execução financeira da administração central.