1.500 alunos participam de sessões de tutoriais por telefone em leitura e escrita

ASUNCION, AGÊNCIA IP.- O Ministério da Educação e Ciências desta semana possui os tutoriais telefônicos personalizados de 8 semanas, para 1.500 estudantes da 4ª, 5ª e 6ª série na área de comunicação – Língua Castiliana. Eles procuram fortalecer as habilidades de leitura e escrita e expandir o escopo da inovação pedagógica que também foi realizada na área de matemática.
Escolas públicas de Cordillera, Paraguarí, Misiones, Caaguazú, Central e Capital participaram do teste de diagnóstico inicial através do qual foram identificados estudantes que participarão das 8 semanas de tutoriais.
A execução do programa que mobiliza mais de 150 educadores que atendem ao papel dos tutores é responsável pela Fundação Dequení.
Essa metodologia permite fortalecer os alunos com atenção personalizada por meio de chamadas telefônicas. Diretores, professores e comunidades educacionais de 57 instituições estão envolvidas no processo iniciado nesta semana.
Após o estágio da informação para as famílias e a assinatura da ata do consentimento, as chamadas dos tutores começam duas vezes por semana. Cada sessão dura aproximadamente 30 minutos e é um apoio complementar ao processo educacional que os alunos desenvolvem na escola.
Com tutoriais telefônicos personalizados, os alunos fortalecerão as principais habilidades para alfabetização e entendimento oral e por escrito. Eles reconhecerão os sons das palavras para melhorar sua pronúncia e escrita, expandir seu repertório de vocabulário para se expressar de forma mais clara e precisão e desenvolver a fluência de leitura lendo mais rapidamente e a segurança.
Além disso, eles melhorarão o entendimento de histórias e histórias, interpretando e desfrutando de histórias mais profundamente e adquirirão a capacidade de entender diferentes tipos de textos, de narrativas às notícias.
Ñe’ẽry: tutoriais de telefone personalizados para garantir a continuidade educacional
O programa de tutorial telefônico personalizado fortalece o programa ñe’ẽry, uma iniciativa MEC para garantir a continuidade educacional dos alunos em vulnerabilidade.
O MEC implementou esse sistema extracurricular de suporte acadêmico por meio de chamadas telefônicas, cujo objetivo é fornecer assistência personalizada para os alunos melhorarem seu aprendizado e resolver suas dúvidas em tempo real.
O objetivo desses tutoriais dentro de ñe’ẽry é garantir que todos os alunos, independentemente de seu contexto, melhorem suas oportunidades de aprendizagem, acrescentem o portfólio educacional.