Secretaria de Meio Ambiente faz ação de limpeza de rios e cachoeiras em sete pontos de Foz

Equipados com luvas e sacos plásticos, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e voluntários partiram para ação nas margens de rios e cachoeiras em sete pontos da cidade na manhã deste sábado (20). A retirada dos materiais descartados irregularmente nesses locais integra uma iniciativa de conscientização pelo Dia Mundial de Rios, Praias e Lagoas.
O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias faz parte do calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU) e é celebrado no terceiro sábado do mês de setembro. A data representa um movimento global de voluntariado que visa remover o lixo dos ecossistemas aquáticos e conscientizar a população sobre a poluição, que afeta os recursos hídricos.
“Estamos fazendo essa ação em pontos em que vimos que havia o descarte irregular de resíduos, com o objetivo de conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente e as águas, que são um bem precioso para nossas vidas, e sobre o descarte adequado de resíduos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Idelson Chaves.
Ele reforçou a importância do apoio das entidades e voluntários para o sucesso da iniciativa. “Todo mundo cooperando para manter nossa cidade mais limpa e o meio ambiente mais adequado para esta e as futuras gerações”, disse.
A ação teve apoio de entidades como Instituto Água e Terra (IAT), Escoteiros, Confraria Cultural Esportiva, Desbravadores da Adventista, Adere, Exército, Sesc, Restaurante Barrageiros, Itaipu Parquetec, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
Os pontos em que foi feita a limpeza neste sábado (20) são: Rio Jupira, no bairro Jupira; cachoeira do Carimã; Trilha do Vietnã, na Vila A, Rio Santa Rosa, no Jardim Aporã; Rio Almada; Rio Tamanduá; e Rio Boicy.