Profissionais da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam soluções para segurança cibernética em painéis de palestras no Latinoware 2025

Palestra reforçou o papel de profissionais no combate aos golpes digitais e como mercado de trabalho busca especialistas no setor
O futuro dos profissionais que atuarão na área de segurança cibernética também foi destaque no 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2025). O tema esteve presente em diversas palestras do evento, realizado durante o Festival Iguassu Inova 2025.
Rolf Massao, gerente do Centro de Segurança Cibernética do Itaipu Parquetec, destacou o papel dos softwares livres na cibersegurança, apresentando conceitos técnicos que podem servir de base para os participantes desenvolverem estudos e projetos voltados ao mercado de trabalho.
“Muitas vezes é aqui que esses estudantes compreendem, pela primeira vez, o que é uma vulnerabilidade e descobrem nessa área uma trilha de aprendizado e carreira. Eles podem seguir tanto para o desenvolvimento quanto para a segurança, que é um setor extremamente aquecido”, pontua Rolf.
Durante o evento, os debates mostraram a diversidade de caminhos dentro do campo da segurança digital — desde ataque e defesa até inteligência e uso de inteligência artificial.
“A proposta foi justamente permitir que os jovens entendam o cenário atual do mercado, saibam por onde começar e percebam que ali pode estar o primeiro passo de uma carreira promissora. No fim, o mais importante é plantar essa semente e inspirar o surgimento de novos profissionais que possam ser referência no Brasil”, completou Massao.
Falta de cibersegurança e riscos
Na palestra de Lucas Tomio Darim, analista de infraestrutura e cibersegurança da Itaipu Binacional, o foco foi o alerta sobre golpes e invasões críticas a sistemas bancários. Ele destacou que criminosos estão cada vez mais qualificados, criando ataques e malwares cada vez mais sofisticados.
Segundo Lucas, à medida que os crimes digitais se tornam mais elaborados, cresce também a demanda por profissionais capazes de antecipar e mitigar danos.
“Hoje, o mercado de segurança tem grande demanda, desde o trabalho forense até o do hacker ético, que busca vulnerabilidades em programas. Para quem está começando, o essencial é estudar e se especializar, porque há muito espaço para quem entende do assunto”, afirmou.
Dicas para evitar fraudes
Os especialistas reforçaram que, além do conhecimento técnico, a conscientização do público em geral é essencial para reduzir riscos no ambiente digital. “Quando falamos em evitar golpes, o principal é sempre desconfiar. Desconfie e cheque mais de uma vez”, orienta Rolf.
“Segurança é basicamente isso: verificar. Isso vale no mundo digital, quando usamos um e-mail e confirmamos com um segundo fator de autenticação, como uma mensagem no celular. Sempre que receber uma informação ou pedido suspeito, confirme antes de agir. Isso pode evitar fraudes e prejuízos”, acrescenta o gerente do Itaipu Parquetec.
“Hoje, um simples arquivo enviado pelo WhatsApp pode roubar dados bancários e causar sérios problemas. Evite clicar em links suspeitos ou baixar arquivos de origem desconhecida. Desconfie inclusive de mensagens enviadas por contatos conhecidos, pois golpistas estão cada vez mais sofisticados. Use senhas fortes e ative a autenticação em duas etapas. Se previna sempre”, recomenda Darim.
Latinoware 2025
Realizado anualmente em Foz do Iguaçu (PR), pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, o Latinoware reúne desenvolvedores, entusiastas, empresas, instituições públicas, comunidade científica e sociedade civil para debater tendências, soluções e oportunidades no uso de tecnologias abertas.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento integra o Festival Iguassu Inova. A programação completa está disponível em: https://latinoware.org/programacao-latinoware-2025/.
Sobre o Festival Iguassu Inova
Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Inscrições e programação completa em: www.festivaliguassuinova.com.br.
Serviço
Festival Iguassu Inova 2025
Local: Itaipu Parquetec (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu. Localização: https://maps.app.goo.gl/ftLpUCZk8H2jC8rj7)
Data: 22 a 25 de outubro
Horários: Dias 22 a 24 (quarta a sexta-feira), das 08h30 às 20h
Dia 25 (sábado), das 10h às 22h
Inscrições gratuitas: festivaliguassuinova.com.br



