Foz do Iguaçu

Novas pesquisas sobre o perfil dos turistas que visitam Foz do Iguaçu são divulgadas 

Estudos referentes a julho e setembro de 2025 contribuem com o aprimoramento das estratégias de promoção e gestão do turismo sustentável no destino  

O Itaipu Parquetec, por meio do Observatório Nacional de Turismo Sustentável, divulgou os resultados das Pesquisas de Demanda Turística de Foz do Iguaçu referentes aos meses de julho e setembro de 2025. Os estudos tiveram como objetivo atualizar o perfil dos turistas que visitam o destino tanto na alta quanto na baixa temporada, analisando aspectos como perfil socioeconômico, procedência, organização da viagem, comportamento de consumo, atrativos visitados e avaliação da infraestrutura do setor. 

A coleta foi realizada em cinco pontos estratégicos de entrada e saída da cidade – Ponte Internacional da Amizade, Ponte Tancredo Neves, Rodoviária Internacional, Aeroporto Internacional e posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu. Os locais definidos contam com fluxos diversificados de turistas nacionais e internacionais, assegurando amostras heterogêneas e possibilitando análises abrangentes sobre a experiência turística em Foz.  

O público-alvo incluiu turistas brasileiros e estrangeiros não residentes na região da tríplice fronteira e que moravam a mais de 100 km de Foz do Iguaçu. As amostras foram calculadas com base nos 1.893.116 visitantes do Parque Nacional do Iguaçu em 2024, considerando nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Em julho foram coletados 755 questionários, e em setembro, 645, resultando em 609 respostas válidas após o tratamento dos dados, reduzindo as margens de erro para 3,56% e 4%, respectivamente, conferindo maior precisão aos resultados.  

As pesquisas utilizaram questionários adaptados do modelo da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT – 2022), aplicados por pesquisadores treinados pelo observatório. Realizada de forma digital, com uso de tablets e sistema de controle em tempo real, as coletas garantiram o anonimato e o consentimento dos participantes. Após, os dados foram tabulados, analisados e apresentados em gráficos e tabelas, incluindo comparações com pesquisas anteriores, além de estudos nacionais. 

Dados estratégicos 

Segundo o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, desde dezembro de 2024 o Parque vem realizando coletas em diferentes períodos — dezembro/2024, janeiro, julho e setembro de 2025 — o que tem permitido compreender com maior precisão as dinâmicas da demanda e o comportamento dos turistas ao longo do ano. 

“A retomada dessas pesquisas representa um passo fundamental para fortalecer a inteligência turística do destino, posicionando Foz do Iguaçu como um verdadeiro laboratório vivo de inovação e sustentabilidade no turismo. Essa continuidade tem gerado dados estratégicos que orientam decisões públicas e privadas, aprimoram a experiência do visitante e impulsionam o desenvolvimento de produtos turísticos mais alinhados às novas tendências do mercado. Por meio dessa base de conhecimento, o Itaipu Parquetec reforça seu papel na consolidação de Foz do Iguaçu como referência nacional em gestão de destinos baseada em evidências e em sintonia com as demandas dos viajantes contemporâneos”, afirmou. 

Saiba mais 

As pesquisas foram desenvolvidas por meio dos Formulários de Apresentação de Projeto Estratégico (FAPE) – Chamadas nº 01/2025 e nº 02/2025, com apoio do Fundo Iguaçu – Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. 

As pesquisas completas estão disponíveis no endereço: https://www.itaipuparquetec.org.br/relatoriosepublicacoes/ 

 

Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

Leia também

Botão Voltar ao topo