Foz do Iguaçu

Mercado Barrageiro recebe, neste final de semana, o Festival Pedagógico da Arte Capoeira  

O evento, que acontece sexta-feira (01) e sábado (02), é gratuito, aberto a toda a população e tem a expectativa de reunir cerca de 700 capoeiristas de Foz do Iguaçu e região.  

O Mercado Público Barrageiro será palco, nesta sexta (01) e sábado (02), do Festival Pedagógico da Arte Capoeira, uma celebração aberta a toda a comunidade. A expectativa é reunir cerca de 700 capoeiristas de Foz do Iguaçu e região, em uma programação que destaca a capoeira como expressão cultural, educativa e de pertencimento.  

Além dos capoeiristas, o evento terá a participação de estudantes de dez escolas municipais que integram o projeto Foz Fazendo Arte, iniciativa da Fundação Cultural que utiliza a arte como ferramenta de inclusão e valorização cultural. Com entrada franca, o Festival é promovido pela Associação Marbin em parceria com a Abadá Capoeira, com apoio do Mercado Barrageiro.  

 

Um dos momentos mais aguardados acontece hoje (01), às 19h, com a presença do Mestre Morcego — referência nacional da capoeira, vindo do Rio de Janeiro — que irá ministrar um curso especial para os alunos. Já amanhã (02), das 10h às 12h, os instrutores ministrarão uma aula para adultos, com adesão gratuita e espontânea. A programação continua às 16h, com a realização da Troca de Corda, momento simbólico que representa a evolução de cada praticante dentro da arte.  

Para o professor Marcão, organizador do evento, realizar o Festival em um espaço como o Barrageiro amplia o alcance da capoeira e fortalece seu papel histórico e cultural. “É importante ocuparmos esse espaço público com atividades que fomentam a cultura, que aproximam a comunidade e dão visibilidade ao trabalho com crianças e famílias. A capoeira é um símbolo de resistência e pertencimento”, afirma.  

Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec — instituição que faz a gestão do Mercado —, destaca que eventos como esse reafirmam o caráter multicultural do espaço, que vem se consolidando como ponto de encontro para turistas, moradores e artistas da cidade. “Essas ações promovem a diversidade, aproximam saberes e tornam o Mercado ainda mais vivo e representativo da nossa identidade cultural.”  

Música para todos os gostos — Além do Festival Pedagógico da Capoeira, os visitantes do Mercado neste fim de semana também poderão aproveitar a programação musical do Circuito Cultural, que valoriza os talentos locais com apresentações gratuitas. Na quinta-feira (30), o Trio Forró di Fuguera abriu a programação com muito forró. Hoje, o palco fica por conta do cantor Yure Spader que anima o público com repertório sertanejo. No sábado (3), às 19h30, o grupo Só Diretoria traz o pagode para a área externa, e no domingo (4), Spartaco Avelar encerra a agenda com apresentação no palco interno do Mercado. 

Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

Leia também

Botão Voltar ao topo