Foz do Iguaçu

Itaipu Parquetec e Urbia Cataratas analisam comportamento do turista no Parque Nacional do Iguaçu 

Estudo mapeia perfil, comportamentos e interesse por novas experiências entre visitantes das Cataratas do Iguaçu 

Com o objetivo de atualizar o perfil do turista, o Itaipu Parquetec realizou uma pesquisa de demanda nas Cataratas do Iguaçu – lado brasileiro, a partir de encomenda da Urbia Cataratas, concessionária do atrativo. A coleta foi conduzida durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, entre os dias 1º e 4 de maio de 2025 e resultou em dados para o trade turístico. 

A pesquisa analisou as preferências de consumo dos visitantes durante a estadia no destino e levantou o interesse em novas experiências, como o passeio de bicicleta dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as cataratas. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados presencialmente no Centro de Recepção de Visitantes do Parque Nacional, por uma equipe de pesquisadores capacitados e treinados pelo Itaipu Parquetec. 

O público-alvo da amostra foi composto por turistas brasileiros e estrangeiros com residência a mais de 100 km de Foz do Iguaçu. A estimativa inicial previa a necessidade de 303 respostas para um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%. No entanto, a equipe superou as expectativas, coletando 458 questionários durante os quatro dias, com o parque registrando 30.122 visitantes no período – o que assegurou uma margem de erro ainda menor, de 4,5%, e consolidou alto grau de confiança e baixa margem de erro da pesquisa. 

O uso de tablets e sistema digital de coleta permitiu o controle dos dados em tempo real, com atenção à privacidade dos participantes, nenhuma informação pessoal foi coletada e os entrevistados puderam interromper o questionário a qualquer momento.  

Após a coleta, os dados foram tratados, tabulados e analisados por meio de gráficos e descrições estatísticas, com cruzamentos que oferecem insights relevantes para a gestão do atrativo e estratégias de qualificação tanto para destino turístico, quanto apontam caminhos para inovação em produtos e serviços no Parque Nacional do Iguaçu.  

De acordo com o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, este levantamento reforça o papel do Itaipu Parquetec como um hub de inteligência aplicada ao turismo, gerando dados estratégicos que contribuem para qualificar a experiência do visitante e antecipar tendências de mercado. “É uma satisfação unir esforços com a Urbia Cataratas para mapear o comportamento e os interesses dos turistas no Parque Nacional do Iguaçu. Contribuímos não apenas para a gestão do atrativo, mas também para o desenvolvimento de soluções inovadoras que posicionam Foz do Iguaçu como um destino cada vez mais competitivo, sustentável e conectado às novas demandas dos viajantes.” 

Para o CEO da concessionária Urbia Cataratas, Mario Macedo Jr, a realização de pesquisas como esta é fundamental para o fortalecimento da experiência turística no Parque Nacional do Iguaçu. “Os dados coletados nos permitem evoluir com ainda mais inteligência na gestão do destino e enxergar com mais clareza as oportunidades. Nosso compromisso é seguir investindo em experiências que encantem e em um destino cada vez mais conectado com a natureza e com as expectativas dos nossos visitantes. Esta entrega é apenas o início da parceria que a Urbia Cataratas e o Itaipu Parquetec estão desenvolvendo”, afirmou. 

Confira a pesquisa  

A pesquisa completa está disponível na sessão Publicações do Observatório Nacional de Turismo Sustentável do site do Itaipu Parquetec, sob o título ” Pesquisa de Demanda Parque Nacional do Iguaçu – Feriado Dia do Trabalhador 2025″. O material pode ser acessado pelo link: https://www.itaipuparquetec.org.br/relatoriosepublicacoes/. 

Itaipu Parquetec

Itaipu Parquetec é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

Leia também

Botão Voltar ao topo