Itaipu Parquetec amplia ações do LabMaker Iguaçu com recursos da FINEP

Projeto prevê atendimento de cerca de 2.500 estudantes da rede pública municipal de Foz do Iguaçu em 2025 com oficinas interdisciplinares
O Itaipu Parquetec teve sua proposta aprovada em Chamada Pública da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para fortalecer e expandir as atividades do LabMaker Iguaçu, por meio do projeto “Labmaker Iguaçu e Mini Cidade Inteligente – Desenvolvimento de atividades pedagógicas em espaços não formais de educação”.
Com a contemplação de recursos, o LabMaker Iguaçu está ampliando o atendimento a crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu das turmas dos 4º e 5º anos. Desde o início de 2024, mais de 1.000 crianças já participaram das oficinas, que ocorrem duas vezes por semana. A meta para 2025 é atender pelo menos 2.500 estudantes de cerca de 120 turmas com o desenvolvimento das atividades todas as terças e quartas-feiras nos turnos da manhã e à tarde.
As oficinas foram reformuladas com foco na aprendizagem prática e interdisciplinar nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), utilizando metodologias baseadas em prototipagem e tecnologias emergentes como drones, robótica ambiental e sensores. O objetivo é estimular o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de soluções para desafios urbanos e ambientais, sempre em diálogo com os conceitos de cidades inteligentes e sustentabilidade.
Para a gerente de educação do Itaipu Parquetec, Karina Zavilenski Custódio, o apoio da FINEP representa um marco para a consolidação do LabMaker como espaço de educação inovadora. Segundo ela, os recursos permitirão não apenas ampliar o número de estudantes atendidos, mas também qualificar ainda mais as experiências pedagógicas oferecidas. “Estamos muito felizes com essa conquista. O convênio com a FINEP nos dá condições de transformar o LabMaker Iguaçu em uma referência de educação não formal, conectando ciência, criatividade e soluções sustentáveis de forma acessível e inspiradora para as crianças”, afirma Karina.
De acordo com a coordenadora do setor de Projetos e Eventos da Prefeitura de Foz, Rafaela Costa Braga Ducato, a Secretaria Municipal da Educação avalia a parceria com o Itaipu Parquetec como valiosa. “Uma parceria que não pode deixar de existir, uma vez que cria oportunidades únicas na vida dos alunos, tanto pelo fato de trabalhar conteúdos que desenvolvem a responsabilidade ambiental e social, como também pela oportunidade de conhecer um Parque Tecnológico, que é referência nacional”, destacou.



