Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu fortalece fiscalização e valoriza atuação dos guias de turismo credenciados

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, intensificou as ações de fiscalização no setor turístico, em cumprimento à Lei nº 5.155/2022, regulamentada pelo Decreto nº 30.867/2022.

A medida busca profissionalizar e organizar a atividade turística no Município, consolidando a cidade como referência internacional em qualidade de serviços. Nesta sexta-feira (26), equipes da Secretaria de Finanças e Orçamento, por intermédio da Diretoria de Fiscalização, com apoio da Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e Foztrans, realizaram uma operação de fiscalização na Avenida das Cataratas, principal corredor turístico da cidade. A iniciativa reforça o compromisso do Município com a ordem, a legalidade e a segurança de visitantes e prestadores de serviço.

Turismo sustentável e responsável

O cumprimento da legislação garante a organização no setor turístico, evitando práticas irregulares, a insegurança jurídica para empresas e profissionais, mantendo a imagem positiva de Foz do Iguaçu no cenário internacional e um turismo sustentável e responsável, em consonância com a valorização cultural e ambiental da cidade.

Segundo o diretor de Fiscalização, Arceli Pedrozo de Oliveira, “o respeito às normas municipais é fundamental para fortalecer a credibilidade de Foz do Iguaçu como destino turístico e proteger os visitantes, além de garantir condições justas de trabalho aos profissionais habilitados”.

A figura do guia de turismo

O Guia Regional habilitado é o profissional com formação específica, credenciamento junto ao Ministério do Turismo e conhecimento aprofundado sobre os atrativos locais. Sua função vai além de acompanhar visitantes: ele orienta, transmite informações de qualidade e contribui para uma experiência turística mais segura e enriquecedora.

Regras para empresas de turismo

A legislação municipal determina que a empresa de turismo organizadora da viagem, quando em visita aos atrativos turísticos do Município com um grupo maior do que 15 (quinze) passageiros, excluindo-se desse número o motorista do veículo, deverá estar acompanhada por Guia de Turismo Regional habilitado no Estado do Paraná, independentemente da existência de Guia de Turismo de excursão, nacional ou internacional.

O descumprimento de tais normas pode gerar sanções do tipo notificação imediata, multa de 10 UFFI (Unidade Fiscal de Foz do Iguaçu), dobrada para 20 UFFI em caso de reincidência e prazo de 24 horas para regularização após notificação, com direito à defesa administrativa.

Benefícios para a cidade

A aplicação da lei traz vantagens diretas para o Município, tais como geração de renda e valorização da profissão de guia local; maior qualidade e segurança na experiência dos turistas; e fortalecimento da imagem internacional de Foz do Iguaçu como destino organizado e de excelência.

Compromisso com o turismo de qualidade

A Prefeitura de Foz do Iguaçu reafirma seu compromisso em ampliar as ações de fiscalização e orientação, com foco na profissionalização do setor turístico, na valorização dos guias credenciados e na garantia de uma experiência segura e de qualidade para os milhares de visitantes que escolhem, anualmente, Foz do Iguaçu como destin

AMN Foz do Iguaçu

(AMN) Agência Municipal de Notícias de Foz do Iguaçu

Leia também

Botão Voltar ao topo