Festival Iguassu Inova é palco da assinatura do Pacto Estratégico para Inovação no Território

Iniciativa marca ciclo de cooperação entre universidades, centros de pesquisa e entidades de fomento à inovação
O Itaipu Parquetec e instituições de ensino e fomento à inovação de Foz do Iguaçu oficializaram, nesta quinta-feira (23), durante o Festival Iguassu Inova, o Pacto Estratégico para Inovação no Território. A iniciativa tem como objetivo estruturar e consolidar uma governança colaborativa e multilateral entre os principais atores do ecossistema de inovação da região.
Assinaram o documento com o Itaipu Parquetec a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Centro Universitário Descomplica UniAmérica (Descomplica UniAmérica), o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Iguassu Valley (Iguassu Valley), o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).
O pacto representa um compromisso coletivo pela construção de um modelo de gestão integrada e cooperativa do ecossistema local, fortalecendo o fluxo contínuo de conhecimento, tecnologias e competências estratégicas. A proposta é criar condições para transformar inovações em valor público e riqueza distribuída no território, ampliando a competitividade regional e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Entre os principais objetivos do pacto estão: fomentar o compartilhamento de conhecimento e tecnologias, fortalecer a identidade regional, estimular o senso de pertencimento e consolidar uma rede de cooperação entre os atores do Oeste do Paraná, voltada à geração de soluções tecnológicas com impacto social, econômico e ambiental.
Integração
Segundo o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, a assinatura dos documentos representa um marco de cooperação entre as instituições envolvidas. “O objetivo é que nossos estudantes, desde o final do ensino médio, passando pela graduação, sejam estimulados em trilhas de empreendedorismo e desafiados, tanto os gestores das universidades como dos parques tecnológicos, a apresentar soluções provocadas pelos próprios estudantes”, explicou.

Colombo destacou ainda a importância de incentivar novas formas de atuação profissional. “O estudante pode ser um empreendedor, um pesquisador que propõe soluções tecnológicas e desenvolve produtos com mais qualidade e eficiência”, afirmou.
Para ele, o movimento reforça o papel das instituições na promoção do desenvolvimento regional. “Precisamos que mais startups acompanhem essa nossa região. É uma vontade da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec e das instituições que estão conosco nesse processo de criar mais soluções, gerar riqueza nova e promover mudanças econômicas que impactem o país”, concluiu o diretor superintendente.
Fortalecimento do ecossistema
De acordo com o diretor-geral da Descomplica UniAmérica, Mauricio da Silva, a assinatura simboliza muito mais do que um acordo institucional — representa um compromisso coletivo com o futuro da cidade e da região. “Estar aqui, junto com grandes instituições que fazem parte desse pacto, é muito importante para a Descomplica UniAmérica. Quero reforçar que vocês podem contar com o nosso compromisso. Isso está no centro do que somos e fazemos no nosso dia a dia. Já temos a expectativa do mercado, estamos dentro das empresas, e isso é o que faz a diferença para o nosso negócio. Estar aqui, representando a universidade junto com grandes instituições, é uma honra. Sucesso a todos, estamos juntos”, destacou.
Para o gerente regional do Sebrae, Augusto Stein, a assinatura do pacto durante o evento representa um importante passo para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Segundo ele, “fazer essa assinatura do pacto, fortalecendo o seu ecossistema dentro do evento, faz muito sentido. O ecossistema do Itaipu Parquetec, como todos nós sabemos, já é forte, com instituições presentes e importantes. E cada vez que o Parque faz um movimento de ampliar essa aliança, de ampliar esse pacto, seja com as instituições que já estão aqui dentro, as que estão em Foz do Iguaçu ou no Oeste do Estado,todos nós ganhamos. Ver cada vez mais parceiros se aproximando mostra que a criação de alianças e pactos só fortalecem o nosso ecossistema”, disse.
Caderno de Indicadores
Durante a cerimônia também ocorreu o lançamento do 2º Caderno de Indicadores do ecossistema do Itaipu Parquetec. A publicação, disponível no site, reúne informações fornecidas pelas organizações presentes no ecossistema, com foco na mensuração dos resultados e impactos alcançados no ambiente do ecossistema.
Os dados apresentados referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e evidenciam os avanços institucionais, desempenho coletivo e os impactos promovidos ao longo do ano. Os 20 indicadores são alinhados às áreas estratégicas de pesquisa e desenvolvimento; empreendedorismo e negócios; tecnologias e soluções; educação e extensão; gestão e operação de empreendimentos.

Catálogo do Ecossistema
Na ocasião também foi anunciado o Catálogo do Ecossistema Itaipu Parquetec, uma publicação com propósito de integração, trabalho em rede e geração de visibilidade institucional. Com previsão de publicação ainda neste ano, reunirá neste primeiro momento informações sobre universidades, institutos de pesquisa, startups, empresas, o próprio Parque Tecnológico e organizações parceiras que compõem este ecossistema de inovação.
A primeira versão integrará dados atualizados das instituições, ativos de conhecimento, ativos tecnológicos, competências, áreas de especialização inteligente e infraestrutura voltada à ciência, tecnologia e Inovação disponíveis no ecossistema, permitindo mapear sinergias e ampliar oportunidades de cooperação e trabalho em rede. O catálogo refletirá o compromisso do Itaipu Parquetec com a transparência e a consolidação de uma governança colaborativa e em rede, fortalecendo o ambiente de inovação regional e contribuindo para o desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo inovador sustentável.

Num segundo momento, esse trabalho de mapeamento irá se tornar interativo e pretende abranger as instituições presentes no Pacto Estratégico para Inovação no Território, tornando-se um instrumento de alavancagem de parcerias, indução territorial, conhecimento e serviços técnicos e tecnológicos que fomente a inovação em Foz do Iguaçu e região.
Assim, de catálogo estático se tornará uma plataforma viva, uma rede social baseada em multimeios e multiplataformas, que pretende mapear e valorizar os ativos de conhecimento e ativos tecnológicos das instituições signatárias do Pacto, fortalecendo o trabalho em rede calcado nos atores de conhecimento, empresariais, de governo, institucionais, habitats de inovação e atores de fomento, consolidando-se como um instrumento estratégico para identificar e alavancar potenciais parcerias, novos negócios, projetos de pesquisa aplicada e inovação e consequentemente potencializar a geração e distribuição de riqueza no território.
Edital de fomento a novos talentos
Durante evento também foi lançada a Chamada Pública de Apoio a Novos Talentos e Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada em Rede, uma iniciativa do Itaipu Parquetec voltada à valorização de pesquisadores, estudantes e profissionais engajados em ações de inovação tecnológica e extensão científica no território.
A chamada representa o primeiro incentivo estruturado à atuação em rede, estimulando a formação de equipes interinstitucionais e a integração entre universidades, institutos de pesquisa, e empresas e atores institucionais presentes. O propósito é fortalecer a cooperação e o trabalho em rede, entre os atores da Aliança Estratégica e do Pacto para Inovação no Território, promovendo o desenvolvimento de soluções aplicadas que gerem impacto científico, tecnológico, inovador e social.
Com vigência inicial de 12 meses, prorrogável por igual período, a chamada – que terá submissão das propostas de 24/10/25 a 30/11/25, reafirma o compromisso do Itaipu Parquetec em transformar inovação em bem-estar social e em se consolidar o ecossistema de inovação regional como modelo de cooperação e desenvolvimento sustentável. Confira acessando aqui.
Presenças
O momento também contou com a presença de pessoas representantes do ecossistema Unila, Unioeste, CIBiogás, ITAI, Sebrae, Iguassu Valley, UTFPR Campus Medianeira, UTFPR Campus Santa Helena, IFPR, Descomplica Uniamérica e UDC.

Sobre o Festival Iguassu Inova
O Festival Iguassu Inova 2025 é promovido de 22 a 25 de outubro, no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Mais informações em www.festivaliguassuinova.com.br.
Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/itaipuparquetec/albums/72177720329869373/with/54874125882



