Curso de cibersegurança forma profissionais para proteção de infraestruturas críticas

Treinamento promovido pelo Itaipu Parquetec e ACADI-TI reuniu participantes interessados em segurança de sistemas industriais
O Itaipu Parquetec, juntamente com a ACADI-TI, promoveu a 1ª edição do curso ICS/SCADA Cybersecurity Essentials, voltado à introdução dos princípios e práticas de segurança cibernética aplicados a Sistemas de Controle Industrial (ICS) e Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA). A capacitação, que reuniu 24 profissionais interessados em atuar na proteção de infraestruturas críticas, aconteceu de forma presencial nos dias 26, 27 e 28 de agosto na sala de treinamento da Itaipu Binacional, onde foi conduzida pelos engenheiros eletricistas do Itaipu Parquetec, Elson Costa Gomes e Gabriel Vinicios Moreira Fernandes.
De acordo com Elson, o objetivo foi oferecer um conteúdo de nível introdutório, mas amplo o suficiente para contemplar tanto profissionais de TI quanto da área de automação. “Buscamos capacitar os participantes sobre riscos, ameaças, normas de governança e resposta a incidentes, aproximando-os do ambiente de cibersegurança focado em automação”, destacou.
Com seis módulos e carga de 24 horas, o programa abordou desde fundamentos técnicos até exercícios práticos de defesa contra ataques cibernéticos. Entre os temas, estiveram as diferenças entre ambientes de TI e ICS, protocolos de comunicação, governança operacional, gerenciamento de riscos, conformidade com padrões internacionais e estudo de ataques reais que já afetaram sistemas de operação industrial.
A formação destacou ainda a importância da segurança em sistemas industriais, que diferem dos ambientes de TI tradicionais pela gravidade do impacto que ataques podem causar em serviços essenciais e na vida de comunidades. Casos como os malwares Stuxnet e Black Energy, que comprometeram operações industriais nos setores nuclear e de energia elétrica, serviram como exemplos práticos para a reflexão e aplicação das estratégias de defesa discutidas durante o treinamento.

Para o técnico especializado na Operação de Usina da Itaipu Binacional, Bernardo Morcelli, o curso trouxe aprendizados essenciais sobre os desafios da segurança em ambientes industriais, que diferem dos de TI pela impossibilidade de interrupção. “Uma falha pode causar não só perdas financeiras, mas também acidentes físicos com equipamentos e até pessoas”, explicou, lembrando que, em Itaipu, isso poderia gerar desde a interrupção no fornecimento de energia até danos severos aos equipamentos. Ele destacou a didática dos instrutores, “com grande experiência profissional na área de segurança e diversos estudos no ambiente de tecnologia de automação”, e avaliou que a capacitação vem em momento estratégico para a usina. “Esse conhecimento me faz sentir mais preparado na sala de controle para lidar com incidentes, caso aconteçam”, concluiu.
Elson adianta que novas edições estão previstas ainda em 2025, em formatos online e presencial, devido à prontidão do tema. “A demanda é crescente e a digitalização do setor elétrico e de outras áreas industriais exige cada vez mais profissionais preparados. Investir nessa formação é estratégico não apenas para Foz do Iguaçu, mas também para o Brasil, que precisa acompanhar essa transformação tecnológica com segurança”, afirmou.
Mais informações sobre as próximas edições e abertura de inscrições disponíveis em: extremehacking.io/ics-scada-security-essentials.
Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec