Hackathon, fórum de robótica e espaços de discussão sobre educação e segurança compõe programação do 21º Latinowar
Evento acontece de 27 a 29 de novembro, no Itaipu Parquetec, integrado ao Festival Iguassu Inova
O Latinoware, maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina, este ano passa a ser responsável pela temática de tecnologias durante o Festival Iguassu Inova. O evento, que volta a ser realizado no formato 100% presencial e no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu, oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado: comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada.
Além do congresso, o Latinoware também engloba alguns side events, como, por exemplo: Fórum de Hardware Livre, Agenda Latin.Sec, Latinoware EDU, Latinoware Negócios e Latin. Science.
Latinoware Negócios
A Latinoware Negócios é uma trilha de conteúdo que tem como objetivo permitir aos empreendedores discutirem e debaterem com especialistas a melhor forma de transformar uma ideia em um modelo de negócio que seja lucrativo e útil para a sociedade.
Ela engloba três oportunidades: uma rodada de negócios, que coloca frente a frente startups, investidores e grandes empresas que estão em busca de soluções inovadoras e tecnológicas; o tradicional Hackathon, que reúne desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas de tecnologia para resolver desafios reais relacionados a temas como tecnologia, inovação, sustentabilidade, segurança e transformação digital, criando soluções inovadoras que possam impactar a sociedade; e ainda o CTF (Capture the Flag), uma modalidade de competição para resolver desafios reais relacionados a temas de segurança cibernética.
O tema desta edição é “Bens públicos digitais”. As três ideias com maior pontuação receberão premiação. Para participar do Hackathon é necessária inscrição separada, além da inicial para fazer parte do Latinoware como um todo. Para o CTF (Capture the Flag), a participação pode ser por meio de equipes de 3 a 5 pessoas, incentivando a diversidade de habilidades; ou também de forma individual. A participação também requer inscrição específica e a premiação será em dinheiro e em ingressos para grandes eventos da área de tecnologia.
Latinoware EDU
O Latinoware EDU é uma trilha de conteúdo orientada para a Educação 4.0 e tem como lema “aprender fazendo”. O objetivo é que por meio do uso de tecnologias e hardwares livres a experiência seja transformada em aprendizado, preparando estudantes e professores para enfrentarem os desafios do mundo em constante evolução tecnológica. O espaço que reúne professores, educadores, engenheiros e experts em tecnologia em uma completa programação de painéis, palestras, talks e oficinas, também tem um caráter social, com atividades de capacitação para crianças e idosos.
Outros eventos
Também compõe a programação do Latinoware o Fórum de Hardware Livre, onde conceitos sobre educação e robótica livre são retratados por meio de palestras, oficinas e experiências. A ideia é trazer aos participantes a vanguarda das tecnologias associada a discussões sobre o cenário atual e futuro da educação. Compõem os conteúdos novidades sobre robótica aplicada, automação industrial, impressão 3D, hardware livres, além de discussões pedagógicas e ferramentas educacionais que podem fazer a diferença em uma educação de qualidade, incluindo tanto ferramentas desktop, quanto online.
A Agenda Latin.Sec substitui a antiga trilha de segurança do Latinoware, e reúne palestrantes especialistas, professores e profissionais que estão diretamente envolvidos com desenvolvimento e pesquisas na área de segurança da informação, direito eletrônico e privacidade de todo o Brasil, América Latina e outros continentes. A Latin.Sec tem como objetivo principal o compartilhamento do conhecimento, permitindo a disseminação, discussão e a troca de experiência sobre segurança entre congressistas e, também, entre empresas presentes.
E por fim, o “Latin. Science”, a trilha acadêmica do evento, que visa reunir pesquisadores e estudantes que têm as tecnologias abertas como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. O objetivo é disponibilizar um espaço para a comunidade apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem na área.
Inscrições abertas
A 21ª edição do evento será realizada de 27 a 29 de novembro, com programação intensa das 8h às 18h. Nos três dias de evento, 3 mil pessoas devem participar do Latinoware. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do evento: latinoware.org.
O Latinoware 2024 conta com o apoio de universidades como Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Instituto Federal do Paraná e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e diversos outros parceiros.