Tecnologia

A tecnologia de plataforma de IA com tecnologia Intel pode identificar a próxima esperança olímpica

Hoje, as restrições – físicas, de tempo e orçamentárias – tornam extremamente desafiador para os olheiros esportivos encontrar talentos em áreas rurais ou remotas. Esses limites têm um efeito duplo: um mundo de indivíduos talentosos nunca se tornará atleta profissional, e os fãs podem nunca ver os melhores atletas do mundo.

Em uma busca para mudar isso, a Intel, parceira mundial de plataforma de IA dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, e seus parceiros fornecem um aplicativo de identificação de talentos esportivos com tecnologia de plataforma de IA.

Uma plataforma de IA inovadora projetada para identificação de talentos aborda esses desafios por meio da colaboração da Intel, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Nacional (NOC) do Senegal.

Com o objetivo de nivelar o campo de jogo e expandir o alcance dos olheiros, o aplicativo usa a plataforma de IA da Intel para detectar talentos em qualquer dispositivo com uma câmera, eliminando a necessidade de equipamentos caros e especializados e oferecendo a mais pessoas a oportunidade de se tornarem futuros esperançosos olímpicos.

A tecnologia não para por aí: a IA assume, com a visão computacional analisando as imagens de vídeo. As estatísticas são então entregues a olheiros de talentos.

Não é fácil chamar a atenção dos olheiros, com a esperança de chegar às grandes ligas de esportes. Requer talento bruto, perseverança, financiamento e sorte.

“Esta plataforma de IA projetada para identificação de talentos não só revela talentos ocultos, mas também ajuda a preencher uma lacuna existente”, disse Caroline Rhoades, gerente de marketing do Grupo de vendas, marketing e comunicação da Intel.

Em março, a Intel e o COI fizeram uma parceria para implantar o aplicativo para ajudar a identificar futuros olímpicos entre os jovens em Senegal.

A nação na costa oeste da África foi escolhida para essa iniciativa antes de Dakar, capital do Senegal, sediar os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026.

Representantes da Intel e do COI visitaram seis aldeias em Senegal e usaram o aplicativo de smartphone de identificação de talentos, habilitado através da tecnologia de plataforma de IA da Intel, para marcar e analisar as capacidades físicas de mais de 1.000 crianças ansiosas por serem exploradas pelo Comitê Olímpico Nacional senegalês.

Os testes físicos e cognitivos duraram apenas minutos e incluíram a análise de mais de 1.000 pontos de dados biomecânicos para medir a velocidade, aceleração, potência de burst, agilidade e capacidade de mudança direcional.

“Com o passar do tempo, a esperança é que essa tecnologia possa ajudar a aumentar as chances de cada atleta aspirante a ter a oportunidade de se brilhar no cenário global”, disse Rhoades.

Para oferecer suporte ao aplicativo, foi aproveitada tecnologia adicional de Intel-based para implantar com sucesso os testes físicos, mesmo em áreas remotas:

  • Dispositivos de borda em execução em processadores Intel® Xeon® para processamento de vídeo, visão computacional em tempo real e análise de dados biomecânica.
  • Aceleradores de IA Intel® Gaudi™ para eficiência aprimorada do treinamento de modelos.
  • Modelos de IA otimizados com OpenVINO.
  • Intel® Core™ Ultra notebooks para inferência em tempo real.

A tecnologia da plataforma de IA da Intel é responsável por assumir a parte difícil — analisando, pontuando e classificando cada vídeo para fornecer aos olheiros, treinadores e órgãos nacionais de governo um conjunto quantitativo de habilidades físicas brutas para rever.

E os resultados do programa de Senegal? Das 1.000 crianças que participaram da iniciativa, 40 demonstraram talentos significativos.

Sala de imprensa Intel

Sala de Imprensa Intel BR

Leia também

Botão Voltar ao topo