“Uma Juventude Fascinante”: novo espetáculo fica de 5 a 22 de dezembro no Miniauditório
“Uma Juventude Fascinante” estará em cartaz de 5 a 22 de dezembro, de quinta a domingo, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), em Curitiba. Com apresentações às 19h30 às quintas, sextas e domingos, e sessões duplas aos sábados, às 17h e 19h30, a entrada é franca e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão no próprio teatro. As apresentações dos dias 07 e 14, às 19h30, contam com interpretação simultânea em Libras para garantir a acessibilidade e inclusão do público surdo.
Originalmente intitulada “Clase” (em espanhol), a peça estreou no Chile em 2008 e é o segundo texto do aclamado dramaturgo chileno Guillermo Calderón que Diego Fortes traduz e dirige no Brasil. A primeira incursão de Fortes na obra de Calderón foi em “Dezembro”, montagem que estreou na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba em 2019.
No palco, Leandro Daniel, recentemente em cena na novela “No Rancho Fundo”, da Rede Globo, divide cena com Gabriela Freire, premiada atriz do filme paranaense “Entrelinhas”. Com humor ácido e reflexivo, a trama escrita pelo chileno Guillermo Calderón apresenta um professor desiludido e uma aluna que traz os ensinamentos de Buda como contraponto às frustrações do professor A peça se passa em uma sala de aula em Santiago, onde uma única aluna (Gabriela Freire) comparece à aula, enquanto seus colegas participam de uma manifestação estudantil.
“Este espetáculo desperta uma série de provocações em diversas esferas, emocional, social e política. A escrita de Calderón é um verdadeiro fenômeno, equilibrando de forma magistral a reflexão e a emoção. Trata-se de um texto que exige atores experientes e sensíveis e que, sem dúvida, suscitará muitas conversas entre o público após a apresentação”, afirma Diego Fortes.
Além das apresentações abertas ao público, o projeto conta com sessões fechadas com a participação de alunos e professores da rede pública de ensino, seguidas de bate-papos com a equipe, visando estimular a reflexão e diálogo sobre os temas abordados na peça. Ainda, será oferecida uma oficina de dramaturgia, intitulada “Ferramentas Criativas para Dramaturgia”, ministrada por Diego Fortes, com inscrições gratuitas.
DIEGO FORTES – Diego Fortes é diretor, dramaturgo e ator. Fundador d`Armadilha Cia de Teatro em Curitiba, pela qual realizou as peças “Café Andaluz”, “Os Leões”, “Bolacha Maria”, “O Fantástico Coração Subterrâneo”, “Poses para Dormir”, “Dezembro”, entre outras. Escreveu e dirigiu “O Grande Sucesso”, texto pelo qual recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor em 2017 e em 2018, a convite de Renato Borghi, encenou Molière, de Sabina Berman, que contou com Matheus Nachtergaele no papel-título.
GUILLHERMO CALDERÓN – Nascido em Santiago, Guillermo Calderón é um renomado diretor, dramaturgo e roteirista, conhecido por explorar temas sociais e políticos com profundidade e originalidade. Entre suas principais peças estão “Dezembro”, “Neva”, “Mateluna”, “Villa + Discurso e Kiss”, que já foram apresentadas em importantes festivais na América do Sul, Europa e América do Norte. No cinema, colaborou nos roteiros dos filmes “Julieta se fue a los cielos”, “O Clube”, “Neruda” e “El Conde” — este último venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2023 e está em cartaz na Netflix.
Serviço:
Apresentação: 5 a 22 de dezembro de 2024 – quinta a domingo
12 a 15, 19 a 22 de dezembro de 2024, às 19h30
07, 14 e 21 de dezembro às 17h00.
Local: auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
Tempo de duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Especificações do espetáculo: teatro
Entrada Gratuita. Não será necessária a emissão de ingressos