Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta compositores nacionais em “Raízes Brasileiras”
A Orquestra Sinfônica do Paraná traz a segunda edição do concerto “Raízes Brasileiras” no dia 24 deste mês, às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Sob a regência de Cláudio Cruz e o solo de Emmanuele Baldini, o concerto convida o público a um mergulho na riqueza da música brasileira, com destaque para composições de Hekel Tavares e Camargo Guarnieri. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e no site DeuBalada.com.
“Raízes Brasileiras II” abre com o Concerto para violino e orquestra n°4 (em formas brasileiras), Opus 107, de Hekel Tavares. A obra foi recuperada pelo violinista Emmanuele Baldini, que adquiriu os direitos para executá-la e será o solista convidado deste concerto. O compositor alagoano, conhecido por unir elementos da música popular e erudita traz nesta obra ritmos tipicamente brasileiros com a forma tradicional europeia de concerto, destacando o movimento “Louvação” por seu caráter expressivo.
Em seguida, o programa traz a Sinfonia n°2, “Uirapuru”, de Camargo Guarnieri. Composta em 1945, a obra faz referência ao lendário pássaro amazônico considerado deus do amor. Dividida em três movimentos – “Enérgico”, “Terno” e “Festivo” –, a sinfonia celebra a brasilidade com melodias envolventes e uso expressivo de percussão que remete aos temas nordestinos.
Serviço:
Apresentação: 24 de novembro de 2024, às 10h30
Tempo de duração do espetáculo: 1h30
Classificação etária: 7 anos
Programa:
Hekel Tavares
Concerto para violino e orquestra n°4 (em formas brasileiras), Opus 107
Violino solo: Emmanuele Baldini
Camargo Guarnieri
Sinfonia n°2, “UIRAPURU”
Ingressos: R$ 20,00; R$ 10,00 (meia entrada)
Bilheteria do Teatro Guaíra e Deu Balada