Hospital de Dermatologia completa 98 anos com mais consultórios e recorde de atendimentos
O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) iniciou terça-feira (15) as comemorações do seu 98º aniversário. As melhorias promovidas neste ano dão motivos especiais para marcar a data. Houve ampliação de 20 para 28 consultórios, a unidade ganhou uma nova rede de gases hospitalares e novas calçadas de acesso. Fundado em 1926, a unidade em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, pertencente ao Governo do Estado, é referência para 44 municípios das Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e União da Vitória.
O apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a ampliação dos consultórios está ajudando o HDSPR a alcançar números recordes de atendimentos mensais, passando de 11.829 em janeiro para 15.103, em setembro. Nesse período foram 119.362 atendimentos, uma média mensal de 13.262. No ano passado essa média foi de 10.411 atendimentos.
O hospital também conta agora com uma rede de gases instalada nas salas de procedimentos e emergência para a utilização equipamentos de maior porte, possibilitando aumentar a complexidade dos procedimentos. Além disso, os investimentos se estendem à construção de mais de 1.000 metros de calçada no terreno, proporcionando mais conforto e mobilidade aos pacientes e profissionais de saúde.
“Em três anos a unidade mudou completamente, e para melhor. Não tínhamos muitas consultas ofertadas aos municípios e nem ambulatório, diferente do que ocorre atualmente. Hoje, temos capacidade para receber mais pessoas e atendimentos diversificados pelo SUS”, destaca o secretário estadual da Saúde, César Neves.
ESPECIALIDADES – A unidade iniciou suas atividades com acolhimento de portadores hanseníase e ao longo de quase um século foi modificando seu perfil assistencial no atendimento à população.
Localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, o HDSPR integra a rede estadual de saúde, com atendimento ambulatorial para casos de hanseníase, pênfigo (fogo selvagem), psoríase, eczema, tricologia (área que trata de problemas no couro cabeludo), onicologia (relacionada a doenças que acometem a unidade ungueal, ou seja, parte dura da unha e estruturas circundantes), ulcerações de pele entre outras dermatoses.
O Hospital também realiza biópsia, cirurgias plásticas reparadora e serviço de estomatoterapia (área que trata feridas agudas e crônicas, fístulas).
Além dessas especialidades, também faz consultas de cirurgia vascular e de cardiologia, possui equipe multiprofissional em fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, serviço social e terapia ocupacional com confecção de palmilhas, curativos especiais e serviço de fototerapia (terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular).
RESIDÊNCIA MÉDICA – Em março de 2023, a unidade implantou o Programa de Residência Médica em Dermatologia, com quatro vagas, todas aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado aqui, com um centro especializado para a comunidade e continuaremos focados na humanização”, ressalta Maristela Zanella, diretora-geral do hospital.
ANIVERSÁRIO – Para comemorar o aniversário, a instituição, que é gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), promove uma confraternização dos profissionais, com homenagens a servidores e pacientes mais antigos, feira do livro, orientações e massagens. O plantio simbólico de uma árvore e apresentação cultural também fazem parte das atividades, que seguem até a sexta-feira (18).