Paraná

Governo apoia municípios na implantação dos Conselhos Municipais das Cidades


A secretária estadual das Cidades (Secid) e presidente do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PR), Camila Mileke Scucatto, participou, nesta quinta-feira (28), da abertura da 47ª Reunião Ordinária do ConCidades-PR, que acontece até sexta-feira (29), em Curitiba, com a presença de representantes de movimentos sociais e de instituições de trabalhadores, empresários, academias, ONGs e do poder público.

A implantação dos Conselhos pelas prefeituras e a manutenção deles em atividade estão entre as exigências legais (Lei Estadual 15.229/06, com alterações pela Lei Estadual 21.051/22). A atividade dos Conselhos Municipais está entre os requisitos para a obtenção de recursos públicos para o investimento em ações de desenvolvimento urbano sob a gestão das prefeituras.

A secretária das Cidades destacou a importância da formação dos Conselhos para obtenção de recursos. “A plena vigência dos Conselhos é uma das exigências prévias legais nos processos de liberação de recursos públicos para a realização de obras. Por isso a necessidade para que todas as prefeituras façam as suas Conferências Extraordinárias e definam os conselheiros”, afirmou. “Os conselhos unem sociedade civil e governo permitindo uma atuação em conjunto para discutir e pensar os municípios, influindo inclusive na discussão do plano diretor”, complementou a secretária da pasta.

Camila fez um panorama do esforço do Governo do Paraná para reestruturar tecnicamente o Conselho. “Hoje, há uma equipe de alto nível dedicada a realizar os procedimentos para o bom andamento dos trabalhos e a organização da 7ª Conferência Estadual. O objetivo é aproximar dos municípios para que todos tenham seus conselhos. Já passamos dos 200 conselhos e iremos chegar aos 399, que é a totalidade dos municípios paranaenses”, disse.

A secretária também falou de temas em discussão no ConCidades PR. Adiantou que o Governo estuda o desenvolvimento de programas para responder demandas por moradias em comunidades tradicionais e para a construção de habitações voltadas para faixas ainda não atendidas pela política habitacional em execução pela Companhia de Habitação do Paraná. “Há a preocupação com os mais vulneráveis, uma marca da administração do governador Ratinho Junior”, acrescentou.

SANEAMENTO – Sobre as políticas para universalizar os serviços de saneamento, Camila destacou a criação da Secretaria Geral de Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, vinculada à Secid, e responsável pela gestão dos processos de universalização e atendimento à população nas três microrregiões do Paraná e o que está em andamento para alcançar as metas definidas pelo Marco do Saneamento. “No Paraná, o fornecimento de água e o esgotamento em regiões urbanas já está praticamente universalizado e adiantaremos no Estado o cumprimento das metas para 2027”, afirmou.

Os números favoráveis já alcançados nas áreas rurais, de acordo com a secretária, permite que o Paraná avance também para a prestação dos serviços em áreas rurais. “Há estudos para viabilizar a entrega de água potável para consumo humano também para as áreas rurais dos municípios e para a criação de sistemas de esgotamento”, adiantou.

PARCERIA – A presidente da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná e vereadora pela Cidade de Castro, Maria de Fátima Castro, conselheira pelo Poder Público Legislativo, propôs parceria com o ConCidades para a divulgação dos atos e questões debatidas no ConCidades. “Temos como chegar a todos os municípios. Conversamos com os vereadores do Paraná inteiro e podemos ajudar muito a melhorar a capilaridade do ConCidades PR”, falou.

O secretário executivo do ConCidades PR, Orlando Bonette, agradeceu a iniciativa e lembrou da importância dos vereadores junto à comunidade. “Os vereadores são representantes do Poder Público que estão mais perto da população. Isso é muito importante para termos temas que atendam os interesses da população. E, da mesma forma, são os que podem ser parceiros em cada cidade na implantação e o bom funcionamento dos Conselhos Municipais”, considerou. 

CÂMARAS TÉCNICAS – A reativação das Câmaras Técnicas está entre os principais atos da 47ª Reunião. Os Conselheiros definirão os integrantes dos grupos que passarão a discutir temas como transporte e mobilidade; gestão e uso do espaço urbano; habitação e saneamento.

Outro item da programação foi a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, em desenvolvimento pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração da Secid e apresentados pelo coordenador de desenvolvimento urbano e regional da Secid, Glauco Pereira Junior, e pela assessora da Diretoria de Desenvolvimento Integrado, da Secid, Andriele Benato.

Da abertura do evento, também participaram o secretário executivo do ConCidades, Orlando Bonette; pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana, Osni Mendes; pela Confederação Nacional das Associações de Moradores, Conan-Foz, Jordaci Vieira de Matos; da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Ronald Peixoto Drabik; pela Organização Não Governamental Amigos dos Rios de Cascavel, Ailton Lima Martins;  pelo Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná, Sindiurbano-PR, Valdir Mestriner; pela Central de Movimentos Populares, Odarlone Orente, e pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Nilton Lopes Andrade.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Você viu essa matéria?
Fechar
Botão Voltar ao topo