De Zico a Marisa Orth: Papo Educativa chega ao episódio 500 com entrevistados ilustres
O Papo Educativa, programa transmitido pela Rádio Educativa 97.1FM e pela TV Paraná Turismo, completa 500 episódios no dia 11 de outubro. Foram mais de mil convidados desde 3 de junho de 2022, quando Paulo Miklos, ator, músico e ex-vocalista da banda Titãs, inaugurou essa história. A edição especial terá como convidado Moreno Veloso, cantor, músico e filho de Caetano Veloso.
Apresentado pelos jornalistas Cristiano Castilho e Beto Pacheco, o Papo Educativa une entrevista, informação e descontração e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, com transmissão simultânea também no YouTube da Rádio Educativa. Posteriormente, é disponibilizado como podcast nas principais plataformas de streaming de áudio, reforçando o caráter multiplataforma do programa e das emissoras do Governo do Estado.
“A diversidade de temas e convidados faz com que o programa seja sempre uma experiência rica para quem participa, para quem assiste ou ouve e também para quem apresenta”, diz Cristiano Castilho.
Ao longo destes 500 episódios, grandes personalidades da música, da cultura, e do esporte do Brasil estiveram presentes. Entre os entrevistados estão Ruy Castro, Paulinho da Viola, Zico, Conceição Evaristo, Antônio Fagundes, Juka Kfouri, Criolo, Hermeto Pascoal, Eduardo Bueno, Marisa Orth, Mel Lisboa, Evandro Mesquita, Francis Hime, Jards Macalé, Joyce Moreno, Drica Moraes, Helio de la Peña, Toquinho, Lobão, Edu Lobo, Ayrton Montarroyos, Monja Coen, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Guilherme Arantes, Zeca Pagodinho, Danilo, Dori e Alice Caymmi, Irene Ravache, Odilon Wagner, Ana Carbatti, BNegão, entre muitos outros e outras.
“É uma baita satisfação ver o Papo Educativa chegar a essa marca histórica. O programa evoluiu, e continua evoluindo, como uma plataforma que valoriza a cultura, a educação e o debate de temas essenciais”, afirma Beto Pacheco.
O Papo Educativa se mostra igualmente relevante ao abrir espaço para o que é criado e pensado no Paraná, ao receber personalidades de áreas, propostas e cidades distintas do estado. Caso do escritor Lucas Mota, vencedor do Prêmio Jabuti; de Renata Quadros, criadora do videocast Recontando Casos; de Estrela Leminski, escritora, cantora e musicista, e da banda Jovem Dionísio, indicada ao Grammy Latino. Durante estes anos, importantes eventos como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e o Olhar de Cinema também foram destaque no programa.
TEMAS E DEBATES – Inclusão, diversidade, ciência e educação foram temas recorrentes nessa trajetória. O Papo Educativa recebeu Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas em sua área de acordo com a revista Scientific American. Em outro episódio, os convidados foram estudantes de um colégio estadual de São Mateus do Sul, que criaram um aplicativo capaz de captar som ambiente e transformá-lo em texto, e uma bengala com sensor sônico. A inauguração da Ubuntu, primeira galeria fotográfica de Curitiba que homenageia personalidades negras do Brasil e do mundo, foi destaque em um dos programas.
Um dos momentos emocionantes desta trajetória foi a entrevista sobre o “Caso Evandro”, com Osvaldo Marcineiro. Acusado pelo assassinato de Evandro Ramos Caetano em Guaratuba, em 1992, Marcineiro teve sua revisão criminal concedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná após as novidades apresentadas pelo podcast de Ivan Mizanzuk. No mesmo episódio, o entrevistado foi Lucas Bossi, irmão de Leandro Bossi, garoto desaparecido no mesmo local e na mesma época.
Mais recentemente, o tema foi a “epidemia das bets”, com Maria Paula de Oliveira, psicóloga do ProAMJO, do Hospital das Clínicas da USP, único ambulatório especializado em vício em apostas do país.
INTERNACIONAIS – Os apresentadores do Papo Educativa gastaram seu inglês, francês, portunhol e até tcheco com entrevistas internacionais. Na lista dos gringos entrevistados estão Richie Ramone, baterista da banda Ramones; Benoit-Labre Mibanga, embaixador da República Democrática do Congo no Brasil; Daniel Drexler, músico e compositor uruguaio; Mike Muir, vocalista da banda norte-americana Suicidal Tendencies; Daniel Piazzolla, neto do músico argentino Astor Piazzolla; Camille Bertault, cantora francesa; Navaroni Garibaldi, músico e filho de Priscilla Presley (sim, a esposa de Elvis); Mad Professor, produtor e DJ britânico; e a pesquisadora de teatro, tradutora e gestora cultural tcheca Martina Pecková Černá.
OUTROS 500 – Diferentemente de outros conteúdos multiplataforma, o Papo Educativa dedica mais tempo para as entrevistas, o que propicia um aprofundamento nos temas e personagens envolvidos, assim como informações de última hora, interações com o ouvinte e telespectador, reflexões sobre assuntos que nos perpassam diariamente – e aquele momento de alívio cômico, tão necessário quanto natural, tendo em vista a propensão dos apresentadores e a essência do rádio, veículo seminal do programa.
TRANSMISSÃO – A Rádio Educativa FM opera na frequência 97.1 MHz em Curitiba e região. Já a Educativa AM transmite na frequência 630 kHz. Parte da programação da rádio, bem como do conteúdo da TV Paraná Turismo, pode ser acessada por meio de plataformas de streaming, como YouTube (TV e rádio) e Spotify.
A programação da TV Paraná Turismo pode ser assistida pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta de Curitiba e região metropolitana – e, em breve, nas novas praças dos transmissores – e no canal 509 na Claro/NET. Desde o ano passado, a transmissão é feita para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda KU, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2, além de diversas operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.
Equipe Papo EducativaApresentação e produção: Cristiano Castilho e Beto PachecoProdução: Clarice Lopez de AldaOperação de áudio e locução: Mauro ConttiOperação de vídeo: Alan Martins e Álvaro SampaioEstagiários: Pedro Silva, Ryan Minela e Giovana BonadimanPlaylist do Papo Educativa no YouTube: https://tinyurl.com/4aj63k27