Paraná

Com mais de 21 mil downloads, app Paraná Agro centraliza serviços para produtores rurais


Desde seu lançamento em agosto de 2022, o aplicativo Paraná Agro, desenvolvido pela Celepar, tem facilitado o acesso de produtores rurais paranaenses a informações essenciais e serviços digitais, centralizando tudo em uma plataforma única e gratuita. Com mais de 21 mil downloads, o aplicativo já registra aproximadamente 1.400 acessos diários, consolidando-se como uma ferramenta importante para o setor agropecuário no estado.

A criação do Paraná Agro nasceu da necessidade de reunir em um só lugar os principais serviços e informações dos órgãos que integram o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), como a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa Paraná) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). “A criação do Paraná Agro visa centralizar os principais serviços e informações essenciais para os produtores em uma única plataforma. O objetivo é facilitar o acesso, economizando tempo e tornando a gestão da propriedade mais eficiente,” explica José Eduardo Rodrigues, coordenador de relacionamento com o cliente da Celepar.

No Paraná Agro, os usuários podem, por exemplo, acompanhar a cotação do mercado agrícola em tempo real, consultar estatísticas da produção agropecuária, verificar o histórico do valor bruto de produção e dos preços das terras nos municípios, e atualizar dados cadastrais do rebanho durante o período de atualização obrigatória.

O aplicativo também desempenha um papel importante durante a campanha anual de atualização de rebanho, realizada pela Adapar. “Todos os anos, durante a campanha de atualização de rebanho, o aplicativo Paraná Agro permite que os produtores atualizem suas informações com facilidade, que contam com uma ferramenta prática e acessível”, destaca Marcelo Andrade Amadeu, servidor do departamento Técnico de Tecnologia da Informação da Adapar.

Para o chefe da divisão de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, o Paraná Agro proporciona eficiência e conveniência aos produtores, que precisam atualizar seus rebanhos anualmente. “O Paraná possui mais de 200 mil propriedades com criação de animais de produção. O aplicativo Paraná Agro é mais uma opção que o estado oferece aos seus produtores rurais para cumprir com essa exigência, sem sair de suas casas, trazendo com isso mais comodidade, transparência e comprometimento com as questões sanitárias do estado”, salienta Dias.

FACILIDADE AO PRODUTOR – Essa praticidade é ressaltada por quem utiliza o app no dia a dia. Antônio Carlos de Meira Ramina, agricultor familiar de São Mateus do Sul, explica: “O app trouxe muito mais agilidade, porque não preciso mais ir até a Adapar para fazer a atualização do rebanho. Agora, consigo resolver tudo na palma da mão. Depois que fiz o cadastro e criei minha senha, ficou ainda mais simples”.

João Carlos Correia, produtor de Cruzeiro do Oeste, também destaca os benefícios: “Facilitou bastante, porque agora consigo acessar meus dados de qualquer lugar. Tudo o que preciso está disponível no aplicativo, e o processo de inserir e consultar informações ficou muito mais prático”.

Para o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, Marcelo Garrido, o aplicativo atende à crescente demanda dos produtores rurais por agilidade nas tomadas de decisão. “O aplicativo dá subsídios para nós, como setor público, e principalmente para o produtor, que precisa de informações rápidas e confiáveis para trabalhar.”

EXPANSÃO DE SERVIÇOS – Atualmente, o Paraná Agro está disponível para dispositivos Android e iOS, com 18 mil downloads registrados em Android e 3.800 em iOS. A Celepar planeja expandir o app para incluir novos serviços e integrar mais funcionalidades dos órgãos parceiros do Seagri, como SEAB e ADAPAR, ampliando ainda mais o acesso dos produtores a dados e serviços essenciais para a produção agrícola e pecuária.

Agência de Notícias do Paraná

Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná

Leia também

Botão Voltar ao topo