Capacitação de servidores públicos financiada por Itaipu reduz desigualdades regionais, diz Enio Verri
Os primeiros 500 alunos do Programa de Capacitação AMP 4.0 foram formados nesta terça-feira (17), em uma cerimônia em Curitiba (PR). O programa coordenado pela Itaipu Binacional em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) promove cursos de pós-graduação gratuitos em Autismo, Alfabetização e Letramento, Licitações e Contratos e Gestão do Esporte e Lazer. O investimento da Binacional no projeto é de R$ 48 milhões.
Enio Verri participa da formatura da primeira turma do Programa. Foto: Jonathan Nenemann / AMP
De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o programa é fundamental para reduzir a desigualdade na qualidade dos serviços públicos dos municípios paranaenses. “A ideia da Itaipu é que o profissional da menor e mais pobre cidade do Paraná tenha o mesmo preparo do servidor público da cidade com maior arrecadação”, resumiu o diretor.
“Uma cidade como Curitiba, Ponta Grossa, Maringá ou Londrina pode oferecer qualidade em várias áreas. Já a cidade pequena, como Mato Rico, não consegue oferecer com recursos próprios. Mas a população paranaense é a mesma e precisa da mesma qualidade de serviço. Esse programa nos mostra que estamos cumprindo a missão que nos foi determinada pelo presidente Lula, de reduzir a desigualdade entre os municípios”, concluiu Enio.
No total, o programa irá formar 18,7 mil alunos, entre servidores(as) públicos(as) dos 399 municípios do Paraná. Os cursos são oferecidos nos formatos de Educação a Distância (EaD) e presencial, com cinco encontros em todas as 19 cidades-sede das 19 associações regionais de municípios do Paraná.
Segundo o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Santos, este é o maior programa de capacitação e MBA que o Paraná já teve, o que vai elevar o nível profissional em todos os munícipios nas quatro áreas de interesse escolhidas pela associação. “Sem a participação da Itaipu, sem envolvimento dos prefeitos e das prefeitas, das associações regionais, mas principalmente dos servidores, não seria possível um projeto desse tamanho”, comentou.
A capacitação está disponível para servidores(as) municipais efetivos(as); estagiários(as); temporários(as); integrantes do Conselho Tutelar, Câmaras de Vereadores e autarquias municipais; colaboradores(as) das Apaes que têm vínculo com os municípios; e funcionários(as) de associações regionais e consórcios de municípios.
Lançado em fevereiro, em Curitiba, o programa contabilizou 35.358 inscritos durante o período de cadastramento. As inscrições superaram as expectativas, ultrapassando em 221% a meta inicial de 16.000 registros. No final, foram selecionadas 18,7 mil pessoas.
Participantes
Segundo Geise Maria de Freitas, da prefeitura de Paranaguá, cidade do litoral paranaense, o curso foi uma ótima oportunidade de se aperfeiçoar de forma gratuita. “Quando a gente conseguiria fazer uma pós-graduação dessas, com toda essa estrutura? Fiz o curso de Licitações e Contratos e teve vários conteúdos dentro da minha área, como, por exemplo, as mudanças na legislação. Agora estou atualizada. Foi muito produtivo para mim”, comentou.
A prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Sousa Moraes, lembrou que é difícil para os municípios pequenos arcarem com os custos de treinamento para todos os servidores municipais. “Isso vai ajudar muito os nossos funcionários. É um curso muito bom e vai trazer retorno para a população”, afirmou. Localizado no Norte do Estado, Jardim Olinda tem cerca de 1.300 habitantes. Participaram cinco servidores municipais do Programa.
A professora Paula Romero de Souza Silveira Reinhardt, de Araucária, na zona metropolitana de Curitiba, fez o curso de Alfabetização e Letramento e agradeceu a Itaipu pela oportunidade. “Eu achei maravilhoso. As aulas foram muito boas, agregou muito conhecimento. Os professores foram ótimos; uma das professoras que ministrou a aula foi minha colega em Curitiba”, disse.