Paraguai

Vice-presidente instrui a acelerar o trabalho em benefício das comunidades indígenas do Chaco

Assunção, Agência IP.- O vice-presidente da República, Pedro Alliana, instruiu a acelerar o trabalho realizado por diversas instituições nas comunidades indígenas Yakye Axa, Sawhoyamaxa, Xámok Kásez e Kelyenmagategma, do Chaco paraguaio, como parte do compromisso do Estado com o seu bem-estar .

A instrução do vice-presidente é dada na qualidade de presidente da Comissão para o Cumprimento das Sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que estabelece medidas específicas em favor destas comunidades do Chaco.

Entre as acções específicas que estão a ser realizadas nestas comunidades estão a abertura de estradas, a construção de habitação social adaptada às necessidades e exigências das famílias, a instalação permanente de serviços de saúde, educação, água potável, entre outras. Todas estas ações envolvem o trabalho de diversas instituições do Estado, articuladas pela Vice-Presidência da República.

“Este é um compromisso inabalável do nosso Governo com Santiago Peña para melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos indígenas e cumprir as obrigações estabelecidas”, afirmou o vice-presidente ao partilhar imagens dos trabalhos que estão a ser realizados na zona.

Até meados deste mês, uma equipe de magistrados da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos planeja visitar o Paraguai para verificar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado em favor dessas comunidades, que obtiveram decisões favoráveis ​​destes organismos supranacionais.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo