Tudo pronto para o início do torneio de futebol de areia da Copa Libertadores
Assunção, Agência IP.-O evento, em sua terceira edição, será realizado no estádio da Copa do Mundo Los Pynandi, localizado nas dependências do Comitê Olímpico Paraguaio, de 1º a 8 de dezembro.
Contará com a participação de 3 equipes paraguaias, San Antonio (campeão da edição 2023, também realizada em Luque), Sportivo Luqueño e 24 de Setiembre de Areguá.
As vagas que a CONMEBOL concede ao Paraguai como sede foram utilizadas pelo campeão do torneio Clausura, Sportivo Luqueño e 24 de Setiembre, que substitui o campeão do Apertura, Libertad, que perdeu o direito de participar, ao abandonar a disciplina e não participar do segundo torneio oficial do ano, o Clausura.
A vaga geral foi preenchida com uma disputa entre os principais guardas dos já classificados que conquistaram esse direito pela colocação elite nos torneios Apertura (24 de setembro, terceiro atrás de Libertad e San Antonio) e 13 de junho (vice-campeão Clausura). .
Esse duelo extra foi concedido ao 24 de setembro, que venceu o 13 de junho por seis gols a cinco.
Esta será a terceira Libertadores que o Pynandi sediará (as anteriores foram em 2019 e 2023. Mas já será a quarta edição que acontecerá em nosso país, pois antes da construção da Arena Pynandi, havia um palco de tênis improvisar o anfiteatro do Yacht and Goilf Club Paraguaio e adaptá-lo para a modalidade futebol de praia, para poder sediar pela primeira vez um evento internacional de grande porte, como o evento continental de clubes em nosso país.
Além de ser o palco máximo do país e da América para a prática do futebol de areia, o estádio Pynandi, semelhante ao Defensores del Chaco que na época era quartel-general das tropas paraguaias por ocasião da Guerra do do Chaco e mais tarde centro de saúde durante a pandemia, este coliseu da mesma Associação Paraguaia de Futebol ficou a serviço da comunidade, tornando-se um centro de vacinação e para isso foi utilizado pelo Ministério da Saúde tornando-se um grande aliado no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19.La Tribuna.