MITIC promove transformação digital do setor criativo paraguaio com CONECTIVO
Assunção, Agência IP.- Com financiamento do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação (MITIC), no âmbito do Programa de Apoio à Agenda Digital no âmbito do produto Transformação Digital Setorial, a Federação das Indústrias Criativas (FIC) concluiu o workshop sobre a criação da plataforma web chamado CONECTIVO, uma ferramenta digital inovadora projetada para valorizar o setor criativo paraguaio.
Além de fortalecer os vínculos entre os atores do ecossistema para a promoção adequada de empreendimentos tecnocriativos no Paraguai, o principal objetivo do CONECTIVO é articular a oferta e a demanda de produtos e serviços da indústria cultural e criativa.
Esta plataforma sistematiza os processos de articulação entre a oferta e a procura criativa de vários setores a nível nacional e, no futuro, prevê-se a sua escala internacional.
Além disso, busca fortalecer o laboratório criativo FIC como instância para vincular as demandas com a oferta existente no setor tecnocriativo paraguaio.
A diretora geral de Inovação Produtiva e Economia Digital, Melinna Vázquez, mencionou que o financiamento deste projeto beneficiará a indústria criativa do país.
“Este é o primeiro encerramento do projeto de transformação digital setorial com financiamento do MITIC. De mãos dadas com a tecnologia, um impacto maior e positivo será alcançado para o setor produtivo do Paraguai”, disse Vázquez a esse respeito.
Oportunidades para aprimorar talentos
O coordenador geral da FIC, Ricardo Arriola, apresentou a plataforma aos membros das organizações associadas, referindo que esta ferramenta irá fornecer soluções para o sector.
“O CONECTIVO conectará artistas, criativos e prestadores de serviços com oportunidades para aprimorar seus talentos. Além disso, facilitará a ligação entre projetos e mecenas para conseguir o financiamento e a execução de projetos culturais e criativos”, afirmou Arriola.
O diretor geral de Planejamento da Secretaria Nacional de Cultura, Humberto López, mencionou que o CONECTIVO atende a uma necessidade do setor em termos de interação entre os diferentes atores, permitindo que cerca de 1.300 projetos por ano sejam alojados na seção de projetos que são apresentados aos a Secretaria Nacional da Cultura e o Fundo Nacional da Cultura e das Artes (FONDEC).
“Ambas as instituições têm a possibilidade de financiar cerca de 250 projetos, o que mostra que, com estes números, existem pelo menos 1.000 projetos por ano que poderiam buscar patrocínio privado através desta ferramenta”, concluiu López.
O MITIC, através da Agenda Digital, promove soluções e oportunidades de melhoria através do cofinanciamento não reembolsável de projetos de transformação digital.
Estes projetos vão desde o desenvolvimento de soluções tecnológicas e digitais, aconselhamento jurídico e administrativo, implementação de planos de comunicação, até ao desenvolvimento de modelos de negócio que garantam a sustentabilidade das soluções.