Paraguai

SUMAR: Guairá intensifica ações preventivas ao consumo de drogas

Assunção, Agência IP.- A «Prevenção do consumo de drogas. Projeto de vida, fatores de proteção”, é o nome da palestra informativa realizada na Clínica Amiga do Hospital Regional de Villarrica, através do programa regional de Saúde Mental, no âmbito do Plano SUMAR, dirigido à comunidade Guaireña.

A IV Região de Saúde – Guairá realiza palestras de conscientização sobre os sinais e sintomas associados ao uso problemático de drogas, além de promover ações preventivas.

Nas jornadas de sensibilização é feita uma abordagem à problemática do consumo de substâncias psicoativas, que afeta o indivíduo, a família e a comunidade.

Da mesma forma, foram fornecidas ferramentas práticas para a identificação precoce de possíveis casos de dependência e foram destacados os recursos disponíveis para prevenção e tratamento.

A dependência de drogas é um problema global de saúde pública

A palestra informativa de sensibilização é realizada no âmbito do plano SUMAR. Foto Saúde.-

A psicóloga Lourdes Sanabria, explicou de forma clara e concisa os riscos que o uso de drogas implica para a saúde física e mental dos indivíduos, das suas famílias e da comunidade em geral, na palestra intitulada “Prevenção do uso de drogas. Projeto de vida, fatores de proteção.

O consumo de drogas constitui um grave problema de saúde pública em todo o mundo, com consequências sociais e económicas significativas. Neste sentido, o Governo do Paraguai, através do programa SUMAR, lançou uma série de iniciativas destinadas a prevenir, tratar e combater o tráfico de drogas.

O Plano SUMAR estrutura-se em torno de três eixos fundamentais: a prevenção do consumo, o tratamento e reabilitação de pessoas com dependências e o combate ao tráfico ilícito de drogas. Por meio de diversas ações, como campanhas de conscientização, capacitação de equipes interdisciplinares e fortalecimento da rede de serviços, o objetivo é reduzir a demanda e a oferta de medicamentos, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo