Paraguai

SUMAR fortalece comunicação

Assunção, Agência IP.- Com o objetivo de fortalecer a comunicação do Plano SUMAR, a responsável pela área, Inspetora do PS Nancy Paola Morínigo, que também atua como Relações Públicas do Grupo Lince, foi apresentada aos pontos focais da Área de Prevenção, Tratamento e Reabilitação eixos, e Combate, em reunião realizada no Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic).

Foram discutidas as principais ações realizadas desde a implementação do plano SUMAR, em dezembro de 2023; as fragilidades por eixo e as estratégias a serem executadas, entendendo que ganharão maior visibilidade no trabalho em equipe.

A SUMAR centra a sua atuação em três eixos relacionados com o consumo problemático de drogas. O eixo prevenção está a cargo do Ministério da Educação e Ciências (MEC), tratamento e reabilitação do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social (MSPyBS); e Combate, do Ministério do Interior e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

Uma das preocupações mais significativas é o trabalho de prevenção nas instituições de ensino, principalmente com crianças e adolescentes, por isso, foi acordado compartilhar o Manual de Prevenção a todas as instituições ligadas a esta tarefa; Assim, cabe também à Polícia Nacional abordar o problema junto dos professores e das associações de pais.

Da mesma forma, é intenção do MEC que todas as atividades realizadas em conjunto com a Secretaria Nacional de Esportes (SND), a Secretaria Nacional de Cultura (SNC), o Ministério da Saúde, entre outros, enfatizem a importância de uma vida saudável.

Neste sentido, insistiram-se em diferentes formas de comunicação em matéria de prevenção, apostando numa colaboração mais estreita entre o MEC e o Interior. Entretanto, está planeada uma próxima reunião alargada com todos os pontos focais institucionais, incluindo as Direcções de Comunicação.

A professora Digna Gauto, diretora geral de Educação Inclusiva do MEC, participou do eixo prevenção; para reabilitação e tratamento, o Dr. Nelson Gaona, diretor do Centro Nacional de Prevenção e Tratamento de Dependências (Cenptra).

Para o Combate, o Ministério do Interior foi representado por César Martínez, Violeta Alfonzo e Diego Marengo. Já para Mitic, o diretor geral de Comunicação Estratégica, César Palacios, e os Coordenadores Setoriais, Edward Bogado, Celia Urbieta e Julieta Zelada.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo