Sistema de saúde HIS é implementado pela primeira vez em uma unidade prisional
Assunção, Agência IP.– A Penitenciária Regional Coronel Oviedo é a primeira do país a implementar o Sistema de Informação Sanitária (SIS). Esta ferramenta digital inovadora permitirá otimizar a gestão dos serviços médicos, melhorando a qualidade do atendimento às pessoas privadas de liberdade e agilizando os processos administrativos.
Esta implementação marca um avanço notável na gestão da saúde prisional. Está previsto que outras prisões do país possam aderir à iniciativa, com o objectivo de reforçar o acesso a serviços de saúde de qualidade neste sector da sociedade.
O sistema HIS tem demonstrado a sua eficácia nos serviços de saúde de todos os níveis de cuidados que o implementam, ao reduzir o tempo de espera dos utentes, otimizar o tempo de consulta com os médicos, ter o registo clínico para melhor diagnóstico, verificar o stock da farmácia para prescrições e melhorar a qualidade e produtividade do serviço.
Este projeto é realizado em conjunto pelo Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social, pelo Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação e pela Missão Técnica da República da China (Taiwan), através do “Projeto para Melhorar a Eficiência na Gestão de Informática em Saúde (Fase 3 )”, e conta com o apoio da Koica, da Itaipú Binacional, do Banco Mundial e do BID.