Servidores do Estado certificados no diploma “Direitos Humanos com enfoque na proteção social e gestão pública”
Assunção, Agência IP.- Trinta e um (31) graduados de instituições públicas foram formados após concluírem com êxito o diploma em “Direitos Humanos com foco em proteção social e gestão pública”. Trata-se de uma nova geração de profissionais do Estado comprometidos em enfrentar os desafios atuais e futuros na matéria.
O curso foi viabilizado sob a gestão organizacional do Ministério da Justiça, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Assunção (UNA) e das Nações Unidas. O evento aconteceu no auditório do Ministério da Justiça.
Em seu discurso, o Ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, estendeu seu agradecimento às instituições que consolidam o vínculo de aliança entre o Estado e a academia, essencial para continuarmos construindo melhores políticas públicas que transformem a vida das pessoas, como afirmou.
Proteção social universal que inclua os grupos mais excluídos
“Este diploma é um exemplo concreto de como o conhecimento académico pode ser integrado na gestão pública para garantir a proteção social e o respeito pelos direitos humanos”, disse Nicora.
O diploma tem o objetivo de fornecer uma compreensão e enquadramento teórico-metodológico do sistema de proteção social no Paraguai, fornecendo elementos proativos para alcançar uma proteção social universal que inclua os grupos que apresentam maior exclusão, em linha com as obrigações de direitos humanos do país e. de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Estiveram presentes Rafael Caballero, Vice-Ministro da Justiça; Víctor Benítez, Vice-Ministro de Política Criminal; José Galeano Monti, Assessor do Alto Comissariado para os Direitos Humanos no Paraguai das Agências das Nações Unidas; Jorge Riquelme, diretor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais da UNA; e Rafael Escobar, diretor-geral de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
Foram acompanhados diretores, chefes e funcionários de todas as instituições envolvidas.