Senatur posiciona Boquerón em empreendimentos turísticos e destaca trabalho de mulheres indígenas
Assunção, Agência IP.- A Ministra do Turismo, Angie Duarte, visitou Filadélfia, departamento de Boquerón, com o objetivo de divulgar diversos pontos turísticos desta região do Chaco Paraguaio. Os atrativos desta região combinam as belezas naturais e a riqueza das comunidades indígenas, principalmente graças ao trabalho das mulheres indígenas.
Iniciou sua jornada na Fábrica de Amendoim “Kelwá”, localizada na Colônia Fernheim. Esta empresa nasceu em 1953 e atualmente oferece oportunidades de emprego a 32 pessoas, entre homens e mulheres da comunidade indígena de La Paz e atualmente seus produtos são distribuídos nos 17 departamentos do país.
Os interessados em conhecer o processo de produção e esses alimentos à base de amendoim, como manteiga, nougat e nozes doces e salgadas, podem agendar uma visita totalmente gratuita pelo telefone 0981747739.
Turismo e seus benefícios para as comunidades indígenas
Depois mudou-se para a Fábrica do Tuco, empresa que produz farinhas, xaropes e compotas com frutos silvestres e exóticos da região Oeste, com produtos de alfarroba, mistol, molle negro, kinoto, meloncito, rosella, tamarindo e figo da Índia, além de pimenta . moído em grãos e merquén (um tipo de picante endêmico da região).
O valor agregado da fábrica é uma grande responsabilidade social, já que mulheres das comunidades indígenas Nivacle e Guaraní Ñandeva trabalham em todo o processo produtivo. Para agendar visitas e adquirir os produtos, os interessados podem ligar para 0981 114655.
Atrações turísticas naturais
Com o objetivo de oferecer mais opções turísticas aos visitantes locais e estrangeiros, o Senatur, “A Todo Pulmón” e o Governo de Boquerón, trabalharam juntos na Rota do Colosso – Chaco Paraguaio.
As autoridades realizaram um passeio que incluiu uma visita ao colosso vencedor de 2018, localizado na “Fazenda Experimental” em Colonia Fernheim, e ao vencedor da edição de 2023, “Samu’u El Abuelo” na cidade de Filadélfia.
Da mesma forma, anunciaram a intenção de instalar um centro de pesquisa florestal no Centro de Interpretação do Gran Chaco Americano, reafirmando o compromisso com a conservação e o desenvolvimento sustentável da região.
O último destino do dia foi o Labirinto Vegetal, localizado a apenas 7 km do centro da Filadélfia. Com mais de 2 mil mudas espalhadas por 4 mil m², o local oferece uma experiência divertida e desafiadora para todas as idades.
O desafio é quem chegar primeiro ao miradouro a meio do recinto, desfrutar da maravilhosa vista panorâmica e captar um momento inesquecível. O labirinto está aberto das 5h00 às 22h00 e a entrada é GS. 10.000 (simbolicamente) por pessoa.
O chefe do Senatur foi acompanhado pela primeira-dama departamental, Ruthie Bergen, e o ponto de partida foi o Hotel Florida, um estabelecimento hoteleiro com infraestrutura renovada, gastronomia requintada e serviços de primeira classe.