Saúde reitera aviso à empresa responsável pelo fornecimento de medicamentos oncológicos faltantes
Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde informou que procedeu à notificação, pela segunda vez, da empresa fornecedora Almos S.A., única fornecedora no país do medicamento Pembrolizumab, utilizado no tratamento oncológico. Atualmente está em falta devido a problemas de fornecimento por parte do fabricante.
O Ministério da Saúde emitiu um primeiro aviso à empresa, exigindo o cumprimento do contrato ativo (nº 11/2024) e ordens de compra para aquisição de 9.568 unidades de Pembrolizumab, fornecidas gratuitamente a pacientes oncológicos.
Após esta primeira intimação, a empresa prometeu entregar o medicamento entre 19 e 23 de setembro, prazo que não foi cumprido. Diante dessa situação, foi novamente expedida nova intimação.
“O Ministério da Saúde reitera o seu firme compromisso de continuar a tomar todas as medidas necessárias para garantir o acesso ao tratamento a cada um dos pacientes oncológicos que utilizam este medicamento”, afirma a instituição em comunicado.
Esta situação afeta diretamente cerca de 200 pacientes do Instituto Nacional do Câncer, incluindo aqueles atendidos em redes descentralizadas de saúde e aqueles que acessam esse medicamento por meio de recursos de proteção.