Paraguai

Saúde reabastece parques de saúde em Assunção e outros quatro departamentos

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde informou que continua a distribuição de medicamentos e insumos nas 18 regiões de saúde do país, e estas, por sua vez, aos seus centros de atendimento em todos os níveis. Neste caso os insumos foram para Assunção, Guairá, Caaguazú, Canindeyú e Misiones.

O constante reforço de stock permite que crianças e adultos, que recorrem aos serviços de saúde de qualquer parte do país, tenham acesso aos medicamentos necessários para iniciar ou continuar os seus tratamentos.

Além disso, facilita que procedimentos médicos e serviços gerais possam ser realizados de forma otimizada e eficiente utilizando os suprimentos fornecidos.

Nesta ocasião, os reabastecimentos ocorreram no Parque Regional de Saúde de Assunção, no valor de G. 1.563.926.211.

O lote a distribuir nos serviços de saúde da capital do país inclui medicamentos essenciais para o tratamento da hipertensão, diabetes e tuberculose. Também inclui antiinflamatórios, medicamentos respiratórios, luvas, algodão e outros suprimentos essenciais.

No quarto departamento, Guairá, o Parque de Saúde recebeu uma remessa avaliada em G. 1.114.971.002, e o departamento de Caaguazú, uma ampla gama de medicamentos essenciais, incluindo antibióticos, antifúngicos, antiinflamatórios, anti-hipertensivos, analgésicos, antiglicêmicos e outros de valor G. 2.863.439.347.

Da mesma forma, o Parque Sanitário de Misiones foi reforçado com 30.000 unidades de atorvastatina, como primeira entrega, e enalapril 20 mg, analgésicos, anti-hipertensivos, insumos para diabetes e insumos hospitalares. Além disso, como primeira entrada na lista de medicamentos, foram recebidos o telmisartana e a amlodipina em comprimidos. A entrega está cotada em G. 1.699.537.701.

Por outro lado, medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crónicas, antibióticos, analgésicos e outros produtos vitais para a gestão de emergências e tratamento de diversas patologias, além de materiais de uso diário como seringas, luvas e soluções essenciais para a prática segura e eficaz da medicina em todos os níveis de atenção foram fornecidas na XIV Região de Saúde, Canindeyú.

Todas estas entregas, e as que estão a ser realizadas, reforçam a capacidade de resposta dos serviços de saúde dependentes de cada região de saúde, sejam estas USF, centros e postos de saúde ou hospitais.

Nesse aspecto, também é importante destacar a redistribuição interna dentro de cada região de saúde, como, por exemplo, a entrega de medicamentos e insumos à Unidade de Saúde da Família Barbero e demais USF. Da mesma forma, ao Hospital Geral Paraguai Coreia de Santa Rosa del Aguaray, San Pedro, para garantir o serviço de hemodiálise.

A disponibilização de medicamentos aos utentes dos estabelecimentos de saúde é uma prioridade de Saúde Pública.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo