Saúde Pública coordena processo de fusão da área regulatória de alimentos à Dinavisa
Assunção, Agência IP.- O processo de fusão do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) com a Direcção Nacional de Vigilância Sanitária (Dinavisa) foi coordenado durante uma reunião presidida pela Ministra da Saúde Pública, María Teresa Barán.
A Inan continuará a cumprir a sua função, mantendo os programas de alimentação sob a liderança do Ministério da Saúde, e a Dinavisa assumirá a responsabilidade regulatória. Da mesma forma, está garantida a continuidade dos serviços e a estabilidade laboral dos efetivos e contratados do Inan, afirma a pasta da saúde.
A Ministra da Saúde Pública, María Teresa Barán, liderou uma reunião com o diretor interino da Diretoria Nacional de Vigilância Sanitária (Dinavisa), Jorge Illou, para planejar ações que visem o cumprimento da Lei nº 7.361/24, que consolida em um único entidade de vigilância sanitária e controle alimentar. Foi na sede do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan).
Durante a reunião, o chefe da pasta da saúde destacou que esta transição procura fortalecer a resposta de saúde pública, sem afectar a estabilidade do pessoal.
Nesse sentido, expressaram que desejam que esta mudança não seja um problema, mas sim uma oportunidade. Afirmou que o Inan continuará a cumprir a sua função no Ministério da Saúde, enquanto a Dinavisa assumirá a responsabilidade regulatória; além de ressaltar que os programas de alimentação serão mantidos sob a liderança ministerial.
Por sua vez, o diretor da Dinavisa, Jorge Illou, destacou a importância de um sistema unificado que responda às crescentes exigências de qualidade e segurança alimentar. Acrescentou que com esta mudança procuram alinhar-se aos modelos internacionais e oferecer melhor formação e estabilidade ao pessoal regulador.
Também participaram do encontro o vice-ministro da Reitoria e Vigilância em Saúde, José Ortellado; a assessora de gabinete, Gilda Espínola, e o diretor-geral de Recursos Humanos, Emilio Gómez, que explicaram que estão a trabalhar na identificação dos funcionários que se transferirão para a Dinavisa, garantindo assim uma transição laboral justa e ordenada.
Após a reunião, o Ministro Barán e o Diretor Illou conversaram com funcionários do Inan, destacando o compromisso do Ministério e da Dinavisa em garantir a estabilidade no emprego durante o processo de transição.