Paraguai

Saúde leva assistência às comunidades indígenas do Chaco durante visita do Tribunal do IDH

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública e Assistência Social (MSPyBS) é uma das instituições que integram a delegação que acompanha a delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos em sua visita ao país para verificar o cumprimento das sentenças internacionais que ordenaram a Estado paraguaio fornecerá bens e serviços básicos a três comunidades indígenas no território do Chaco.

De segunda-feira, 16 de setembro, a sexta-feira, 20 de setembro, é realizada a supervisão da delegação internacional, chefiada pelo vice-presidente da Corte Interamericana, juiz Rodrigo Mudrovitsch, que está acompanhada por uma delegação interinstitucional, no âmbito de Cumprimento de Sentenças Internacionais (CICS) em favor das comunidades Yakye Axa, Sawhoyamaxa e Xákmok Kásek.

A pasta da saúde chegou a essas comunidades com atendimento médico das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Serviço Nacional de Saneamento Ambiental (Senasa) para readequação da captação de águas pluviais e construção de módulos de cisternas comunitárias. A melhoria desta infra-estrutura contribuirá significativamente para o fornecimento deste recurso vital às comunidades.

No primeiro dia, a comunidade Sawhoyamaxa recebeu atendimento de saúde da I Região de Saúde – Concepción, por meio de suas microrredes e rede regional, bem como articulação na rede nacional em casos de necessidade de transferência para serviços de maior complexidade. Da mesma forma, a conclusão da construção de uma USF, com modalidade standard.

Da mesma forma, as comunidades Yakye Axa e Xakmok Kasek receberam tratamento semelhante durante o segundo e terceiro dias da respectiva visita desta delegação.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo