Saúde lança teste HPV, que salvará vidas por meio do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

Assunção, Agência IP.- O Teste de Papilomavírus Humano foi apresentado oficialmente pela Ministra da Saúde María Teresa Barán, durante o dia do governo do Presidente da República, Santiago Peña, no departamento de Ñeembucú. Faz parte de uma iniciativa nacional que busca realizar 200 mil exames em todo o país, a fim de detectar precocemente o câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte em mulheres paraguaias.
O chefe da pasta da saúde anunciou o início da distribuição dos testes VHP em todas as Unidades de Saúde da Família de Ñeembucú, e com alcance nacional.
No Paraguai, o câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres e com o teste de HPV buscamos chegar ao diagnóstico precoce e aplicar o tratamento oportuno.
O chefe da pasta da saúde destacou neste sentido: “hoje temos 200 mil testes de HPV para mulheres, que são 200 mil oportunidades para 200 mil mulheres no Paraguai”.
O câncer cervical é 90% causado pelo HPV, um vírus que, se detectado precocemente, pode prevenir a progressão do câncer invasivo.
O programa não se concentra apenas na distribuição de testes em Ñeembucú, mas também na formação do pessoal de saúde da USF, para garantir que as mulheres entre 30 e 60 anos, o grupo de maior risco, recebam um teste preciso e rápido.
Salientou que o Ministério da Saúde, em colaboração com o director regional e as Unidades de Saúde Familiar, recebeu formação para poder fazer os testes, o que dará a possibilidade de diagnóstico precoce do cancro do colo do útero.
Barán afirmou neste momento que o teste de HPV faz parte de uma verdadeira política de Estado que transforma as famílias e a saúde pública paraguaias.
Com estas medidas, o Governo do Paraguai espera não só reduzir a taxa de mortalidade por cancro do colo do útero, mas também mudar o foco para cuidados mais preventivos, melhorando assim a qualidade de vida de milhares de mulheres em todo o país.