Ruta de la Soberanía assinou contratos em seus quatro lotes
Assunção, Agência IP.- O Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) assinou o contrato com a empresa adjudicatária do Lote 3 da Rota da Soberania, iniciando assim uma nova etapa nesta emblemática obra.
Segundo o relatório da carteira de Obras, o terceiro lote foi adjudicado pela resolução 1081/24 à empresa Calzada Construcciones SA, pelo valor de G. 384.595 milhões. Desta forma, os contratos dos quatro lotes que compõem este projeto já estão assinados e em execução.
O Lote 1, no valor de R$ 391.554 milhões, corresponde ao Consórcio TC, formado pela Construpar SA e Tecnoedil SA Construtora; O Lote 2 é do Consórcio TEC, composto por Ecomipa SA, Concret Mix SA e Tocsa SA, por G. 349,929 milhões e o quarto lote está sendo construído pelo Consórcio Soberano, do qual fazem parte T&C, Constructora Isacio Vallejos e Rovella Carranza.
Esta iniciativa inclui a pavimentação de 221 km do traçado PY17, dos quais 193,3 km correspondem ao eixo principal, 7 km de travessias urbanas e 21 km de circulares, ligando Pedro Juan Caballero, Zanja Pyta, Capitán Bado, Itanará e Ypejhú, na fronteira com o Brasil.
Começa fase de cadastro e avaliação
O cronograma de obra estabelece seis meses para cadastro e avaliação, seguidos de 24 meses para construção de estradas. Também foi estipulado um período de manutenção de 60 meses após a aceitação das obras, garantindo a durabilidade e a qualidade da infraestrutura.
Espera-se que cerca de 2.000 pessoas estejam diretamente envolvidas na construção, enquanto outras 6.000 serão beneficiadas indiretamente. Além disso, 1.000 funcionários serão responsáveis pela limpeza e manutenção da estrada durante 5 anos.