Rio Paraguai atinge novo recorde histórico de downspout devido à forte seca
Assunção, Agência IP.- O hidrômetro do rio Paraguai no porto de Assunção acordou esta segunda-feira com 7 centímetros a menos que ontem, atingindo o recorde de -1,24 metros. Isso marca um novo recorde histórico para downspout em 120 anos de medição.
“Desde que lemos nunca tivemos um nível como este”, disse o chefe do Departamento de Dragagem da Administração Nacional de Navegação e Portos, engenheiro Benjamín Martínez.
Indicou que desde 2021 existe uma situação de escassez de água da qual o rio não se recuperou e que a actual seca fez com que atingisse estes níveis históricos “que nem os mais pessimistas imaginariam”.
Esta situação significa que o trecho do rio Paraguai entre Concepción e Assunção não pode mais ser navegado para o comércio internacional.
Porém, de Assunção ao porto de Pilar, que é o trecho por onde circula principalmente o comércio exterior paraguaio, ainda é possível navegar, graças aos trabalhos de dragagem da ANNP, embora reduzindo a capacidade de carga dos contêineres para 70%.
«De Assunção para baixo os trabalhos de dragagem deram frutos; Fomos mais fundo e isso permite ainda navegar”, disse o responsável do Dragado.
«A área mais crítica para a navegação é de Concepción até a ponte Remanso, perto de Assunção, onde o comércio internacional não é mais navegado. Lá estamos trabalhando na remoção do fundo rochoso, cortando pontas de pedra na área de Puente Remanso; mas acima de Concepción existem lajes de pedra que requerem intervenções de longo prazo”, afirmou.
Pelas previsões, só teríamos uma melhora na vazão do Rio Paraguai no mês de dezembro, portanto torna-se necessário continuar trabalhando em medidas paliativas como dragagens para viabilizar a navegação.