Resposta rápida extingue novo incêndio em Chacarita e assistência é enviada às famílias afetadas
Assunção, Agência IP.- Uma rápida resposta dos bombeiros voluntários, apoiados por militares e pela Secretaria Nacional de Emergências, conseguiu controlar e extinguir um novo incêndio ocorrido na manhã deste sábado em Chacarita.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Ray Mendoza, confirmou que o incêndio registrado por volta das 7h foi controlado e que uma hora depois já estavam em andamento trabalhos para remoção de escombros e resfriamento do setor afetado.
Três unidades de bombeiros foram enviadas devido ao perigo representado pela proximidade de cabos de alta tensão da Administração Nacional de Eletricidade e pelas atuais condições propícias à rápida expansão do incêndio.
“Acreditamos que tenham sido afetadas entre 25 a 30 habitações precárias”, disse inicialmente o Comandante dos Bombeiros, embora ainda não haja informações precisas sobre as famílias afetadas.
O ministro da Secretaria Nacional de Emergência, Arsenio Zárate, anunciou que as famílias serão atendidas e colocadas em um abrigo próximo enquanto a instituição se encarrega de construir novos lares temporários para elas.
«Estamos coordenando um abrigo temporário enquanto construímos as casas. Em menos de uma semana concluiremos essas casas temporárias”, disse ele em entrevista à TV Paraguai no local do incêndio.
Zárate afirmou que assim que a Prefeitura de Assunção indicar o terreno onde poderão ser construídas essas moradias provisórias, a Secretaria Nacional de Emergência fará o trabalho para que as famílias tenham um teto seguro.
“O mais provável é que continuemos no local onde construímos as 37 casas provisórias do último incêndio, porque lá ainda há espaço”, disse o ministro.
Os bombeiros informaram que, devido ao incêndio, algumas pessoas que inalaram a fumaça foram atendidas por ambulâncias do Centro de Emergência Médica.