Reinserção social: roupas de bebê serão confeccionadas em penitenciárias de Ciudad del Este e Minga Guazú
Assunção, Agência IP.- No âmbito de programas e projetos de reinserção social, o Ministério da Justiça assinou um acordo de cooperação com a empresa Dreamy Internacional SA, para a implementação do projeto “Um sonho, um novo começo”.
O documento foi assinado pelo ministro Rodrigo Nicora Villamayor e pelo representante da empresa, Alexandre André Demendonça, durante cerimônia realizada nesta terça-feira, às 8h, na Penitenciária Regional de Ciudad del Este.
O acordo permitirá à empresa Dreamy Internacional SA, vocacionada para a área têxtil, através da concepção e fabrico de diversos artigos para enxoval de bebés (kit berço, almofadas, cortinas, lençóis, bolsas, ninhos e outros), proporcionar oportunidades de emprego a pessoas privadas de liberdade alojadas na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, no Centro de Reabilitação e Reinserção Trabalhista Feminina “Juana María de Lara” e no Centro de Reinserção Social Minga Guazú.
Com este objectivo, primeiro será realizada formação e depois serão atribuídas tarefas às pessoas privadas de liberdade, de forma a colaborar com o seu processo de reinserção social.
Pelo acordo, a empresa deverá fornecer todas as máquinas de costura, insumos e matéria-prima para a fabricação das peças.
Além disso, a empresa deverá compensar financeiramente as pessoas privadas de liberdade pela produção e tarefas desempenhadas, com estrita observância da legislação trabalhista e previdenciária vigente.
Após o evento, o Ministro Nicora, representantes da Dreamy SA e uma delegação percorreram e observaram as novas instalações com as máquinas de costura da penitenciária de Ciudad del Este.
Ressalte-se que uma das finalidades constitucionais da execução de penas e medidas privativas de liberdade é a reinserção social, baseada no reconhecimento da dignidade humana e no respeito aos direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade, conforme prescreve o artigo 3º da Lei Penal. Código de Execução, nos termos do artigo 20.º da Constituição Nacional.
Neste quadro, o Ministério da Justiça promove programas de reinserção social com tratamentos abrangentes para promover oportunidades de formação profissional e oportunidades de emprego para pessoas privadas de liberdade, com a geração de fontes de emprego, em cooperação com o setor privado e organizações sociais.
O vice-ministro de Política Criminal, Abg., também participou da assinatura do acordo. Víctor Benítez Salinas; a coordenadora de Reinserção Social, Olga Ávalos e os diretores dos Estabelecimentos Penitenciários, Coronel (R) Rubén Peña e da Penitenciária CDE, Benjamín Ozuna.