Reforçar medidas de prevenção do abuso de crianças e adolescentes, compromisso assumido pelo Governo
Assunção, Agência IP.- O Governo Nacional, por meio do Ministério da Criança e do Adolescente (Minna), comprometeu-se a fortalecer os esforços para prevenir o abuso de crianças e adolescentes, apoiando medidas legislativas que apliquem sanções mais severas, bem como o investimento físico em Centros de Atenção à Primeira Infância.
Uma das medidas anunciadas pelo Ministro da Criança e do Adolescente Walter Gutiérrez, na abertura do Fórum do Departamento de Prevenção realizado em Encarnación no dia 4 de setembro, no Governo de Itapúa, é o apoio no Poder Legislativo à proposta de aumentar a pena para os abusadores, a 28 anos de prisão.
A proposta já conta com meia sanção nos Senadores e o ministro indicou que se reunirá com o presidente dos Deputados para solicitar que a sanção da referida Lei seja agilizada.
Além disso, o ministério anunciou um investimento físico de mais de 4.000.000 dólares para abrir Centros de Assistência à Primeira Infância, para que as crianças sejam protegidas sob os cuidados de profissionais e não sejam expostas a locais perigosos. Desses cem locais em todo o país, onze estarão localizados no departamento de Itapúa.
Itapúa tornou-se foco de especial atenção após o desfecho fatal do abuso de três crianças dos municípios de Carlos Antonio López, Carmen del Paraná e Coronel Bogado, naquele departamento.
O slogan #SomosResponsáveis não é uma mera afirmação, disse a Diretora de Prevenção do MINNA, Leticia González, mas a própria Lei do nosso país estabelece este compromisso.
“Queremos que os instrumentos da Campanha contra os abusos que lançamos em maio cheguem ao território e que este encontro transcenda. Estamos consternados com esses casos que ocorreram em Itapúa. Pedimos muito trabalho conjunto ao governo local”, disse o ministro Walter Gutiérrez.
A oficina reuniu centenas de atores do Sistema Nacional de Proteção e Promoção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente que receberam capacitação e coordenação de ações com órgãos jurisdicionais e entidades garantidoras de direitos, para a prevenção e atendimento ao abuso sexual infantil. no departamento de Itapúa.
Durante a atividade, os CODENI foram formados na utilização metodológica do Guia de Prevenção do Abuso Sexual, promovendo a implementação eficaz desta ferramenta nas suas comunidades, tanto na escola como na comunidade. O Guia de Prevenção ao Abuso Sexual e a HQ “Olhe para Mim” foram entregues como ferramentas de prevenção.
Outros temas foram a apresentação dos conceitos de Prevenção e Competências para a Vida como ferramenta de Prevenção; Contexto Legal do Guia de Prevenção do Abuso Sexual, detalhamento do Guia de Prevenção de ASI, bem como “a rota de intervenção interinstitucional para a Atenção Integral ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes; protocolos de comunicação”, entre outros.