Paraguai

Realizam a primeira feira de plantas medicinais em Hernandarias

Assunção, Agência IP.- Foi realizada a primeira feira de remédios naturais para tereré e mate, organizada pela Comissão de Desenvolvimento Tacuru Pucu de Hernandarias. A atividade ocorreu em frente à sede do referido município.

A atividade foi realizada no âmbito do acordo entre a Itaipu Binacional e a Organização Integral de Desenvolvimento Comunitário (Odeinco).

Rosalino Mendoza, um dos produtores presentes no evento, destacou a importância desta feira como espaço de comercialização de medicamentos, muitos dos quais provenientes do viveiro local que foi inaugurado em agosto passado com o apoio da Binacional.

«É a primeira feira que realizamos no âmbito do projeto com a Odeinco. Industrializamos e comercializamos medicamentos. Alguns produtos já eram produzidos no viveiro, mas outros tivemos que trazer de outros lugares devido ao pouco tempo que tínhamos para produzir”, explicou Mendoza.

O viveiro, denominado Comitê de Desenvolvimento Tacuru Pucu, está localizado em Hernandarias e conta atualmente com 11 produtores ativos. Mendoza também destacou o papel fundamental da Binacional para o sucesso desta iniciativa. «O apoio que recebemos da ITAIPU é importante para dar a conhecer nossos produtos e nos relacionarmos com a comunidade. O apoio das autoridades é fundamental para nós”, afirmou.

Carmen Coronel, responsável pelo Projeto Plantas Medicinais de Itaipu, explicou que esta feira é apenas o começo de uma série de eventos que acontecerão como parte do acordo.

«A maior parte dos produtos aqui oferecidos provém do novo viveiro recentemente inaugurado. Além deste comitê, outros quatro também estão envolvidos no acordo, entre eles o Comitê Indígena Kirito Pindo, de Mbaracayú, e o Comitê La Victoria, de Laurel”, explicou o profissional.

Backup permanente

A Itaipu tem desempenhado papel fundamental na infra-estrutura e na consolidação desses grupos de produtores, não apenas com o fornecimento de mudas da horta de plantas medicinais, mas também com treinamento e assistência técnica para garantir o sucesso e a sustentabilidade desses projetos.

“Nosso objetivo é que esses comitês sejam reconhecidos oficialmente e, no futuro, comercializem seus produtos de forma mais ampla”, comentou Coronel.

Destacou o empenho e motivação das comissões para continuar com este projecto que promove o uso sustentável de plantas medicinais. «Esta feira é a primeira, mas temos outras previstas para este ano. Continuaremos a apoiar os comités no seu caminho para a autogestão e a comercialização de medicamentos”, afirmou.

Este convênio com a ONG Odeinco é desenvolvido nos departamentos de Alto Paraná e Canindeyú. Seu objetivo é promover ações para fortalecer a cadeia produtiva do setor de plantas medicinais nos distritos que fazem parte da Reserva da Biosfera de Itaipu (RBI).

Por meio dessa colaboração, buscamos promover o desenvolvimento sustentável e melhorar as condições econômicas das comunidades com a comercialização responsável de produtos naturais, informou Itaipu.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo