Primeiro transplante de córnea bem sucedido no Alto Paraná
Assunção, Agência IP.- O primeiro transplante de córnea realizado no departamento de Alto Paraná beneficiou um jovem de 18 anos de Esteño e um cidadão de 67 anos do Campo 9, por meio de uma aliança interinstitucional.
O transplante de córnea realizado no Hospital Área 2 de Ciudad del Este beneficiou um jovem de 18 anos de Ciudad del Este e um homem de 67 anos do Campo 9, departamento de Caaguazú. Este último foi submetido a cirurgia para diagnóstico de catarata, além de implante de lente intraocular e transplante de córnea.
O doador era um jovem, que após acidente de trânsito foi declarado em morte cerebral, o que ativou o protocolo do Instituto Nacional de Ablação e Transplante (INAT), dependente do Ministério da Saúde.
O primeiro transplante de córnea foi realizado por meio do convênio interinstitucional entre Ministério da Saúde, INAT, Fundação Tesãi e Fundação Visión, com apoio da Itaipu Binacional.
Dr. Edgar Duarte, chefe do Departamento e Segmento Anterior da Vision Foundation, destacou a importância de continuar com esses procedimentos para beneficiar os pacientes da região.
“A ideia é que esses transplantes sejam feitos regularmente e que as coletas de tecidos realizadas no departamento do Alto Paraná sejam para pacientes dessa região, para que o benefício seja para eles”, disse.
Fusão de equipes cirúrgicas
A equipe cirúrgica da Fundação Visão, com sede em Assunção, era formada por oftalmologistas, cirurgiões e retinologistas.
A equipa foi chefiada pelo Dr. Edgar Duarte, chefe do Departamento e Segmento Anterior; a engenheira Olivia Gómez, diretora do programa Visão; Dra. Liz Martínez; Dr. Javier González, diretor do Banco de Córneas-Paraguai; Dr. Gerardo González, cirurgião, além do apoio da equipe local da Fundación Visión em Ciudad del Este.
Participaram da intervenção cirúrgica da Fundação Tesãi os médicos Richard Ayres, chefe do centro cirúrgico e cirurgião geral, e o Dr. Carlos González, oftalmologista do Hospital Área 2, além de instrumentistas, enfermagem e equipe de apoio.
Esse avanço foi possível graças à colaboração entre cirurgiões de Assunção e Ciudad del Este, que uniram forças para proporcionar acesso a procedimentos de alta complexidade em oftalmologia, informou o Ministério da Saúde.