Primeira Dama da Nação preside comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Indígena
Assunção, Agência IP.- O Dia Internacional da Mulher Indígena é comemorado nesta quinta-feira com uma série de atividades e serviços liderados pela primeira-dama Leticia Ocampos, no departamento de Boquerón, Chaco paraguaio.
Durante o dia, o Ministério da Mulher, através da Ciudad Mujer Móvil, oferece uma ampla gama de serviços à comunidade, em cooperação com os Ministérios da Cultura, do Turismo e do Instituto Paraguaio de Artesanato.
Declaração do Tesouro Nacional Vivo para Mulheres Nivachei
A Primeira Dama participou na cerimónia oficial realizada na Comunidade Uj’e Lhavos, na cidade de Filadélfia, com a presença de autoridades nacionais e líderes comunitários. Da mesma forma, presidiu a entrega da Declaração do Tesouro Nacional Vivo às mulheres Nivachei, através do Gabinete da Primeira Dama e do Ministério da Cultura.
A distinção pela preservação das danças e cantos tradicionais da comunidade é atribuída a Jorgelina Acosta, Mercedes Acosta, Ramona Cáceres, Serafina Carruzo, Elsa Centurión, Tomasa Céspedes, Consolada Díaz, Felicita Díaz, Irma Díaz, Teresa Díaz, Hilda Duarte, Melchora Espínola , Victoria Fernández, Elena Loiven, Josefa Martínez, Linda Núñez, Rosalina Núñez, Magdalena Osorio, Francisca Ríos, Jorgelina Ruíz, María Lourdes Urquiza, Micaela Viuda de Urquiza e Eulogia Vallejo.
Por sua vez, o Instituto Paraguaio de Artesanato reconheceu a emblemática técnica do artesanato paraguaio do Povo Nivaclé, especializado na tecelagem de caraguatá.
A agenda da Primeira Dama continuou com uma visita ao Centro de Interpretação Gran Chaco Americano e posteriormente à comunidade Guida Ichai.
Ao meio-dia, assistiu à inauguração do mural Kuñanguéra Ojepytasóva Hetare, na província de Boquerón, na Filadélfia e, finalmente, às 13h45, visitará o Museu Fernheim.
Essas atividades promovidas pelo Gabinete da Primeira Dama buscam dar visibilidade às comunidades indígenas, além de fortalecer o trabalho de preservação do seu patrimônio cultural.
A Ministra da Mulher, Cynthia Figueredo, também participou dos eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher Indígena; da Cultura, Adriana Ortiz; do Turismo, Angie Duarte, a presidente do Instituto Paraguaio de Artesanato (IPA), Andrea Vázquez e outras autoridades.
Legado cultural do Povo Nivaclé
O povo Nivaclé, pertencente à família linguística Mataco-Guaicurú, vive principalmente no Gran Chaco, nos departamentos de Boquerón e Presidente Hayes. Na sua cultura, as mulheres, conhecidas como Nivachei, desempenham um papel central, e as suas danças e cantos representam um dos elementos mais distintivos da sua identidade.