Presidiários da penitenciária de Ciudad del Este fabricarão mesas e carteiras para escolas do departamento
Assunção, Agência IP.- Pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Regional de Ciudad del Este fabricarão mesas e carteiras para escolas do departamento de Alto Paraná, a partir de um acordo entre o governo local e o Ministério da Justiça.
O governador César Torres entregou à penitenciária o primeiro lote de insumos para a confecção de 1.000 cadeiras.
As primeiras cadeiras serão confeccionadas na pequena carpintaria da Penitenciária Regional do CDE e está previsto que sejam estendidas em maior escala ao Centro de Reinserção Social Minga Guazú, informou o Ministério da Justiça.
Durante a sua visita, o governador visitou também as instalações penitenciárias onde estão implementados outros programas de reintegração, como as oficinas de confecção de materiais hospitalares, a pequena carpintaria e ferraria, as diferentes capelas e também conversou com os reclusos.
Através do programa “Educar com arte para a reintegração”, o Ministério e o Governo comprometeram-se no dia 1 de outubro a promover o fabrico de mesas e carteiras para o ano letivo de 2025. O documento foi assinado pelo Ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, durante uma obra. dia no departamento.
O objetivo geral do programa é estabelecer uma relação de cooperação mútua entre o Ministério da Justiça e o Governo do Alto Paraná para fins de geração de oportunidades de emprego para pessoas privadas de liberdade que favoreçam seu desenvolvimento pessoal de forma integral, para uma efetiva reintegração.