Presidente reuniu-se com diretores da Atome e do fundo de investimento em hidrogénio
Assunção, Agência IP.- O presidente Santiago Peña reuniu-se em Paris com Peter Levine, presidente da Atome Enery, empresa que estabelecerá uma planta de hidrogênio verde no Paraguai. Também participaram Laurent Fayoolas e Pierre-Ettiene Franc, do grupo Hy24, especializado em investimentos em hidrogênio.
O encontro girou em torno de oportunidades de investimento para a geração de energia renovável no Paraguai. A Atome Energy, com sede no Reino Unido, tem um projeto de 500 milhões de dólares para uma fábrica de produção de hidrogénio e fertilizantes na cidade de Villeta.
A futura fábrica já garantiu o comercialização de 100% de sua produção de fertilizantes a partir do hidrogênio verde, viabilizando o projeto e iniciaram-se negociações com fundos como o BID Invest para financiar a construção.
A Atome Paraguai SA ficará localizada a cerca de 30 quilômetros da zona urbana de Villeta, empregando diretamente 1.300 pessoas. Numa primeira fase, serão produzidas até 264 mil toneladas de fertilizantes por ano, tornando a fábrica uma das maiores instalações de produção de fertilizantes renováveis no Hemisfério Ocidental.
Enquanto o Hy24 é um fundo especializado em projetos de produção de hidrogénio que visa promover estratégias de descarbonização e fornecer combustíveis para os setores da aviação, marítimo e de mobilidade.