Poucos casos de dengue foram registrados nas últimas semanas
Assunção, Agência IP.- O Paraguai está experimentando um declínio sustentado nos casos de dengue nesta fase interepidêmica. Ao final das últimas semanas, foram confirmados quatro casos da doença e dois internados.
O relatório do Ministério da Saúde Pública destaca que, ao final das semanas (SE) 36 e 37, foram identificados apenas quatro casos confirmados de dengue, todos correspondentes ao sorotipo DENV-2.
Houve também dois pacientes internados associados ao vírus neste período: um na faixa etária de 65 a 69 anos e outro na faixa etária de 20 a 24 anos.
O relatório indica que Amambay e Assunção registaram uma diminuição nas notificações nas últimas semanas.
Continuar com a eliminação de criadouros
Dado que as chuvas favorecem as condições de reprodução da dengue e de outras arboviroses, a pasta da saúde insiste em controlar os ambientes e eliminar potenciais criadouros do mosquito, principalmente após cada chuva.
Aqueles objetos inúteis que não podem ser descartados como eletrodomésticos, pneus ou outros, coloque-os sob um telhado ou cubra-os para evitar que acumulem água. Os tambores ou recipientes com água que serão utilizados devem ser mantidos bem tampados.
Também é indicado trocar a água dos pets diariamente para evitar que se transformem em criadouros, após limpar o recipiente com escova, água e sabão. É igualmente importante descartar a água acumulada nos pires dos vasos/floreiras.
Recomendações
Caso apresente febre ou outros sintomas de dengue, é recomendado ir ao médico em tempo hábil para detectar precocemente o aparecimento de sinais de alerta e evitar complicações do quadro.
Oropouche
Até o momento não foram registrados casos de oropouche no país, porém a vigilância continua levando em consideração o risco de introdução no território nacional, devido aos casos registrados no Brasil e em outros países da região.
O Paraguai realiza vigilância ativa em populações vulneráveis, como população fronteiriça e pessoas com histórico de viagens recentes a locais com circulação do vírus.