Paraguai

PIB acumulou crescimento de 4,3% ao final do terceiro trimestre

Assunção, Agência IP.- O PIB trimestral registrou crescimento interanual de 3,4% no terceiro trimestre e, com esse resultado, acumulou crescimento de 4,3% ao final do terceiro trimestre de 2024, segundo relatório atualizado do Banco Central do Paraguai.

Este crescimento foi influenciado pelos desempenhos positivos registados nos serviços, na indústria transformadora, nos impostos sobre produtos, na construção, na pecuária e, em menor medida, na agricultura.

Contudo, o resultado negativo da geração de energia elétrica atenuou o desempenho favorável da atividade econômica.

Do ponto de vista da despesa, as componentes com impactos positivos têm sido o consumo privado, a formação bruta de capital fixo e o consumo público. No entanto, as exportações líquidas tiveram um impacto negativo.

Crescimento por setores

Do enfoque produtivo e de acordo com as últimas atualizações da campanha agrícola 2023/2024 disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), a agricultura registou um crescimento interanual de 29% no terceiro trimestre, acumulando um crescimento de 1,9 % no final do terceiro trimestre de 2024.

A atividade industrial registou um crescimento interanual de 4,0% face ao mesmo trimestre de 2023, enquanto a variação acumulada no final do terceiro trimestre atingiu um crescimento de 5,0%.

O setor da construção registou um aumento homólogo de 5,5% no terceiro trimestre, acumulando assim um crescimento de 2,6% no final do terceiro trimestre de 2024.

O setor elétrico e de água (que inclui as empresas binacionais) registou uma contração interanual de 9,4% no terceiro trimestre de 2024. No acumulado, a partir do terceiro trimestre de 2024 registou uma queda de 5,5%.

Por último, o setor dos serviços registou um aumento homólogo de 3,2% no terceiro trimestre, acumulando assim um crescimento de 4,8% no final do terceiro trimestre de 2024.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo