Paraguai

Peña institui o Dia Nacional da Maquila Paraguaia para reconhecer um regime que tem grande potencial

Assunção, Agência IP.- O Presidente da República, Santiago Peña, anunciou a publicação da lei que estabelece que 29 de abril será o “Dia Nacional da Maquila Paraguaia”, com o objetivo de reconhecer e incentivar o setor a continuar investindo e gerando empregos no país. homenagem ao Dr. Alcides Emilio Báez Maldonado.

“Emilio nos deixou lições tremendas, mas garanto que ainda há muito que devemos aprender e, acima de tudo, fazer”, disse o presidente ao anunciar que nessa data será publicada a lei que estabelece o dia 29 de abril como o “Nacional Dia da Maquila Paraguaia.

Destacou que o doutor Alcides Emilio Báez Maldonado, nascido em 29 de abril de 1950, foi um visionário que dedicou sua vida à criação da Lei nº 1.064 “Sobre a indústria maquiladora exportadora”. Indicou que através dos seus esforços a maquila se tornou um importante motor da economia do país.

Este regime tem um grande potencial e isso tem sido demonstrado

Em outro momento de seu discurso, destacou que o Paraguai é a segunda economia mais aberta da América Latina, daí a necessidade de continuar coordenando esforços para atrair mais investidores que promovam a criação de empregos.

Nessa ordem, enfatizou a contribuição das empresas maquiladoras para a economia paraguaia. Mencionou que o sector promove o acesso ao primeiro emprego e, sobretudo, oferece oportunidades a milhares de jovens e mulheres chefes de família.

“Este regime tem um grande potencial e isso está demonstrado”, sublinhou, sublinhando que a qualidade da maquila paraguaia não tem nada a invejar das grandes maquiladoras de outros países.

Da mesma forma, garantiu que no primeiro ano de administração os procedimentos foram reduzidos cinco vezes, através de ações conjuntas entre todas as entidades ligadas ao processo.

Por outro lado, lembrou o compromisso político que permitiu rescindir a intenção do Brasil de cobrar as maquiladoras paraguaias, dando enorme clareza para que as empresas possam se instalar e investir em solo guarani, enfatizou.

O setor maquila paraguaio foi liberado do pagamento de quase 100 milhões de dólares em impostos, por meio de uma isenção estabelecida pelo Brasil em dezembro de 2023, em relação às exportações realizadas antes do acordo automotivo alcançado pelos dois países em 2020, e que se aplica ao setor.

Em outro momento, Peña destacou que o Paraguai tem uma enorme capacidade de adaptação aos desafios e necessidades atuais, fato que lhe permite captar o interesse de cada vez mais investidores. Ratificou o compromisso do Executivo de continuar a trabalhar para fortalecer as condições e assim fortalecer o dinamismo das maquilas.

Atualmente, existem 308 empresas que operam sob este regime no país, que nos últimos 10 anos investiram mais de 800 milhões de dólares para continuar apostando na produção competitiva do Paraguai.

O sector afecta directamente mais de 27.000 famílias, das quais 44 por cento são mulheres. Também proporciona primeiro emprego e inclusão financeira a jovens entre 18 e 25 anos.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo