Paraguai

Paraguai e Taiwan exploram ampliar a cooperação na formação acadêmica e científica do capital humano

Assunção, Agência IP.- O Presidente da República, Santiago Peña, recebeu esta quarta-feira uma delegação de académicos taiwaneses, que participaram como oradores no primeiro fórum tecnológico Taiwan-Paraguai. No encontro foram traçadas linhas para ampliar a cooperação na formação do capital humano paraguaio.

“Durante a reunião, o presidente traçou orientações e reflexões sobre como podemos trabalhar juntos para avançar na formação de talentos humanos e na transferência de conhecimento e experiência já adquiridos por Taiwan em diferentes áreas”, disse o embaixador de Taiwan, José Chih. Han.

O embaixador destacou que a ciência e a tecnologia são “um caminho muito bom para avançar em direção a um maior desenvolvimento” e afirmou que “Taiwan tem capacidade para acompanhar o Paraguai nesse caminho”.

Por sua vez, o reitor da Universidade Politécnica Taiwan-Paraguai (UTPT), Jorge Durate, destacou que o Paraguai tem a oportunidade de aprofundar a sua capacidade científica e tecnológica “aproveitando a experiência do desenvolvimento taiwanês, especialmente em termos tecnológicos”.

“O presidente traçou algumas linhas de expansão da cooperação, falando com o embaixador de Taiwan, para ver como podemos gerar esse desenvolvimento em termos educativos, aprofundar e avançar no investimento do capital humano”, disse.

A respeito do primeiro fórum tecnológico, a porta-voz do Governo, Paula Carro, indicou que o objetivo tem sido refletir “esse altíssimo compromisso com a melhoria do capital humano no Paraguai, que é uma das prioridades do presidente Santiago Peña”.

«A participação foi massiva, com mais de 700 participantes nos dois dias, investigadores do mais alto nível, debates e perspectivas de investigação conjunta e sobretudo o resultado disso é a geração daqueles links que levarão ao longo do tempo a desenvolver linhas de pesquisa e geração de conhecimento conjunto que precisamos para melhorar nosso ecossistema universitário”, disse o reitor da UPTP.

O embaixador de Taiwan destacou ainda que este primeiro fórum foi um sucesso e que tem sido “uma plataforma que permite o encontro dos cérebros mais brilhantes de Taiwan e do Paraguai”. Anunciou que este tipo de espaços continuará a ser promovido.

Por fim, o embaixador disse que a UPTP é o projeto mais ambicioso em termos de educação entre o Paraguai e Taiwan, com quatro programas bem consolidados, e com o objetivo claro de consolidar conjuntamente esta universidade “para que seja um centro de ensino de alta qualidade”. desenvolvimento científico e tecnológico e assim acompanhar o Paraguai no caminho da industrialização.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo