Paraguai e Peru assinam acordo para promover políticas de promoção do emprego jovem

Assunção, Agência IP.- A Ministra do Trabalho, Mónica Recalde, e o seu colega do Peru, Daniel Maurate, assinaram um acordo para promover e facilitar a cooperação e assistência técnica mútua em questões laborais, com especial ênfase na promoção do emprego jovem e da segurança social.
Este acordo bilateral foi formalizado durante a XXII Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acontece em Bogotá, Colômbia, entre os dias 23 e 24 de outubro.
Através desta aliança, as autoridades laborais do Paraguai e do Peru procuram melhorar a eficácia das políticas e ações destinadas a promover o emprego e as condições de trabalho dignas.
Em particular, ambos os ministros sublinharam a importância de proporcionar aos jovens o acesso a informação relevante e de qualidade sobre oportunidades de formação, bem como a necessidade de alinhar a oferta de formação com as exigências atuais e futuras do mercado de trabalho.
As partes concordaram em cooperar em programas que promovam a formalização do emprego, a melhoria da qualidade da formação profissional dos jovens e a adaptação ao futuro do trabalho na era digital, informou o Ministério do Trabalho.
Será também dada prioridade à intermediação profissional, especialmente para pessoas com deficiência, bem como à formação dual de qualidade para os jovens. Além disso, trabalhar-se-á na prevenção e erradicação do trabalho infantil e na proteção dos direitos dos adolescentes trabalhadores, entre outros temas de interesse mútuo.
Para atingir estes objectivos, ambos os países implementarão assistência técnica para a concepção e execução de estratégias e políticas públicas, promoverão o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas e desenvolverão programas para fortalecer o capital humano.
Da mesma forma, serão realizados estudos conjuntos de investigação sobre a procura ocupacional e o observatório económico do trabalho.