Paraguai

Paraguai e Argentina caminham para a conclusão do projeto do gasoduto bioceânico

Assunção, Agência IP.- Autoridades paraguaias e argentinas se reuniram para avançar no projeto estratégico que busca transportar o excedente do gás natural argentino ao mercado brasileiro, por meio do Corredor Bioceânico, o que também permitirá ao Paraguai ter acesso ao consumo desse recurso energético.

Em busca de orientar a conclusão do gasoduto, o Ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, na companhia do Vice-Ministro de Minas e Energia do MOPC, Mauricio Bejarano, realizou uma reunião com representantes do governo argentino.

As autoridades paraguaias foram recebidas por Luis Caputo, ministro da Economia do país vizinho, Daniel González, secretário de Minas e Energia; María Tettamanti, Secretária de Energia; e Guillermo Nielsen, embaixador argentino no Paraguai.

Posteriormente, as autoridades paraguaias realizaram uma reunião com a alta administração da Yacimientos Petrolófilos Fiscales (YPF) para definir os principais aspectos do fornecimento de gás natural através do Gasoduto Bioceânico.

Durante o encontro foram discutidos os detalhes técnicos e logísticos relacionados ao transporte da molécula de gás natural da Argentina para o Paraguai e o Brasil. Este fornecimento é essencial para consolidar a operação do gasoduto, considerado um projeto estratégico para a integração energética regional.

O Gasoduto Bioceânico busca não apenas otimizar o uso dos recursos energéticos da região, mas também fortalecer a matriz energética paraguaia e promover o desenvolvimento industrial do Chaco paraguaio, região com alto potencial produtivo.

Este projeto, considerado peça-chave para a integração energética do Cone Sul, promete promover o desenvolvimento sustentável e abrir novas oportunidades de industrialização para ambos os países.

O encontro entre as autoridades dos dois países demonstra a vontade de cooperação energética regional e reafirmou o compromisso de ambas as nações com o desenvolvimento sustentável e a integração económica do Mercosul, informou o Ministério da Indústria e Comércio.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo